O Pen America Gala 2020 anunciou que a jovem de 17 anos, Darnella Frazier, que filmou o assassinato de George Floyd, receberá uma homenagem no Prêmio PEN/Benenson pela Coragem de 2020, de acordo com nota liberada à imprensa. O PEN America irá homenageá-la na celebração de gala virtual no dia 8 de dezembro.
No dia 25 de maio, quando o policial Derek Chauvin pressionava o pescoço de Floyd, enquanto ele repetidamente implorava ao dizer “Não consigo respirar”, Darnella pegou seu celular e começou a filmar a cena, enquanto também tentava repreender o policial.
Notícias Relacionadas
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Estagiária, estudante da PUC-SP, é demitida após ofensas a cotistas em jogos universitários
“Com nada mais que seu celular e muita coragem, Darnella mudou o curso da história em seu país, desencadeando um movimento necessário para o fim do racismo estrutural e da violência policial”, declara Suzanne Nossel, CEO do PEN America e autora do livro “Se atreva a falar: Defendendo a liberdade de discurso”.
“Com sua firmeza memorável, Darnella realizou um ato memorável, permitindo que centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo vissem o que vou. Sem a presença de espírito de Darnella e prontidão para arriscar sua própria segurança e bem-estar, talvez nunca tenhamos conhecido a verdade sobre o assassinato de George Floyd. Estamos orgulhosos de reconhecer sua coragem excepcional com este prêmio”, conclui Suzanne.
Notícias Recentes
Elisama Santos estreia na literatura infantil e ensina lições de coragem e amizade para os pequenos
Após exibições nos EUA, Antonio Pitanga apresenta o filme 'Malês' no Recôncavo Afro Festival