O Filósofo Silvio Almeida foi o convidado especial Ubuntu Esporte Clube, podcast da Globo feito por jornalistas esportivos pretos. O intelectual, autor do livro “Racismo Estrutural” é filho do goleiro ex-goleiro Barbosinha, que defendeu o Corinthians na década de 1960.
Almeida usa o esporte para explicar um hábito comum que a sociedade têm em relação aos negros, mesmo fora da área de esporte, a falta de confiabilidade.
Notícias Relacionadas
Após declaração de Denzel Washington, executivos da Marvel Studios confirmam Pantera Negra 3
Com 40 juízas negras nomeadas, governo Biden quebra recorde histórico no judiciário dos EUA
“Um dos elementos fundamentais do racismo é justamente retirar das pessoas negras a confiabilidade, não é a confiança. Porque às vezes, você pode ser muito confiante, mas em você, a confiança não é depositada”, explicou o professor que complementou: “O apelido do meu pai era Barbosinha. E é como se todos os goleiros negros carregassem esse estigma de que em alguma hora, provavelmente na hora mais importante, essas pessoas vão falhar”.
O advogado também analisa o racismo no futebol na perspectiva da divisão do trabalho do ponto de vista racial. “Você tem aqueles que estão no campo, na quadra, são aqueles que vão fornecer o espetáculo. […]. Entretanto não essas mesmas pessoas que vão dirigir” argumentou o professor que vê a presença negra no futebol como vital. “ Nós negros somos peça fundamental. Sem nós, não tem futebol. É isso que as pessoas têm que entender”, disse Almeida.
Após publicação sobre o podcast no site do Globo Esporte, leitores protestaram contra o assunto tratado no programa, dizendo que pautas sobre racismo eram desnecessárias.
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes