O Coletivo Okàn Dìmó anualmente realiza uma marcha em prol do Combate à Intolerância Religiosa. Contudo, neste ano, não será realizada. Foi criada a campanha virtual “Todxs por 21“, onde o povo de Àse grava um vídeo de até um minuto contando o motivo de ser contra a intolerância religiosa e ao final, convoca três amigos (as) para fazer o mesmo e disseminar a campanha através das redes sociais. O intuito é criar uma rede de conscientização e cultura de paz.
O evento “Diálogos Sobre Tolerância” surgiu através da parceria entre Bruno Nascimento, que faz parte da comissão do coletivo, juntamente com o babalorixá Diego de Airá, ex membro, e será realizado na próxima sexta-feira (25), às 19h, no ILé Iná Asé Ofá Odé – Axé Pq da Mooca (Casa de Airá), na Rua Sapucaia, n° 36, próximo ao metrô Belém, em São Paulo.
Notícias Relacionadas
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Segundo Bruno, hoje a noite sairão mais vídeos da campanha Todxs por 21 e no dia 25, durante o evento, será proposto um diálogo sobre como criar mecanismos contra a intolerância religiosa para brigarmos a favor das religiões de Matriz Africana. “Estamos passando por um processo truculento, a Polícia Militar está vindo pra cima de pessoas que saem pra se manifestar. Ficamos com medo de colocar o povo na rua, então decidimos nesse primeiro momento não fazer isso. Estamos nas redes sociais com o nome de Todos por 21 e colocamos imagens pra mostrar o que a intolerância gera, como ela afeta o nosso povo, principalmente seguidores de religiões de matriz africana“.
A Lei n° 11.635 foi sancionada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no dia 27 de dezembro de 2007,como forma de homenagear mãe Gilda, falecida em 2000, em decorrência dos diversos ataques que sofreu. Dessa forma, surgiu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro).
Para mais informações, acompanhe o coletivo no facebook: https://www.facebook.com/okandimo.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana