7ª edição do “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”, do Sesc, destaca alimentação afrodiaspórica e quilombola

0
7ª edição do “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”, do Sesc, destaca alimentação afrodiaspórica e quilombola
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (16), o Sesc abre as portas para a comida afrodiaspórica e quilombola. Entre os dias 16 e 29 de outubro acontece a 7ª edição do “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura” em diversas unidades do Sesc São Paulo. Nesta edição, a influência da gastronomia afrodiaspórica e quilombola na formação da sociedade brasileira será um dos principais tópicos.

O Experimenta! Comida, Saúde e Cultura acontece desde 2017 e aborda a alimentação além do comer e da nutrição, mas também como cultural e relacionada com questões socioeconômicas. Em 2023, o evento vai abordar de forma transdisciplinar o comer como ação integradora, dialogando com com diversos campos de conhecimento, por meio de sete eixos: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida. 

O assunto será abordado em diversas ações, como oficinas, palestras, feiras, vivências e rodas de conversa, que serão conduzidas por diversos profissionais e coletivos voltados para uma alimentação mais afrocentrada e comunitária, como a chef Aline Guedes, a chef Aline Chermoula, a egbome Jennifer de Xangô e o chef Edson Leite, fundador da Associação Gastronomia Periférica.  

No dia 21 e 22, acontece a feira de orgânicos e agroecológicos organizada pelo Sesc Avenida Paulista, onde os visitantes terão a oportunidade de adquirir produtos frescos e livres de agrotóxicos, com insumos cultivados por cooperativas quilombolas do Vale do Ribeira.

Os ingressos para o “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura” são gratuitos e devem ser retirados com antecedência no dia do evento. Para algumas atividades não é necessário a retirada de ingressos. Confira a programação completa no sescsp.org.br/experimenta

Confira a programação completa de atividades: 

SESC 14 BIS

circuito

Pelos caminhos de Oxum, águas do Bixiga

Caminhada que seguirá o percurso dos rios que passam pelo Bixiga, em uma experiência de observação evidenciando o território vivo e socialmente tramado. Nesse percurso, Mãe Jennifer falará sobre o acarajé como um alimento relacionado ao sagrado e à culinária quilombola, e Romilda explicará o uso das ervas, na Horta Comunitária do Bixiga. Com a egbome Mãe Jennifer de Xangô e a líder comunitária Romilda Almeida Correia. 

21/10, sábado, das 10h às 15h. Externo.

Inscrições On-line* ou na Central de Atendimento.

oficina

Comida quilombola e o Quilombo Saracura

Conhecer a cozinha e os hábitos alimentares quilombolas e as estratégias de preservação do Quilombo Saracura, localizado no Bixiga. Com a chef Aline Guedes e a egbome Mãe Jennifer de Xangô.

29/10, domingo, das 11h às 13h. Espaço Múltiplo Uso – 1° Andar.

Sem retirada de ingressos.

SESC AVENIDA PAULISTA

feira

Produtos orgânicos e agroecológicos

Nesta feira de orgânicos e agroecológicos, são apresentados produtos oriundos do cinturão verde da cidade de São Paulo e de cooperativas quilombolas do Vale do Ribeira. A ideia é tornar acessíveis alimentos frescos, de qualidade, livres de agrotóxicos, e apresentar novas possibilidades de produção de alimentos e organização social.

21 e 22/10, sábado e domingo, das 11h às 17h. Praça.

Sem retirada de ingressos.

SESC CARMO

vivência

Saberes da cultura alimentar quilombola: teoria, prática e degustação

Esta aula de experimentação apresenta saberes da cultura alimentar quilombola com a proposta de conscientizar e preservar essa cultura, além de promover uma reconexão com a ancestralidade. Os participantes podem degustar alimentos da diáspora africana. Com a chef Aline Guedes.

18/10, quarta, das 18h às 20h30. Espaço Múltiplo Uso – 1° Andar.

Inscrições On-line* ou na Central de Atendimento, a partir de 04/10.

SESC POMPEIA

bate-papo

O alimento como agente transformador social, econômico e cultural

Os quilombos foram espaços de resistência ao regime escravista e de preservação dos costumes dos africanos, forçados a deixar seus continentes para viver como escravizados no Brasil. Neste bate-papo, é debatido como a alimentação pode ser um potente agente transformador para as comunidades negras e quilombolas. 

Com o chef Edson Leite, da Gastronomia Periférica.

17/10, terça, das 20h às 21h30. Comedoria.

Sem retirada de ingressos.

SESC BELENZINHO

bate-papo

Comer para preservar

Neste encontro, é abordado como as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e os vegetais afrodiaspóricos podem ser uma forma de alimentação saudável decolonial. Com a nutricionista Bruna de Oliveira e a bióloga Renata Sirimarco.

18/10, quarta, das 19h às 21h. Oficina 3.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

bate-papo

Comida, saberes e tecnologias ancestrais africanas e afro-brasileiras

Os povos africanos conhecem técnicas de agricultura, meteorologia, manufatura de ferramentas e instrumentos desde muito antes da diáspora. Neste bate-papo, o público aprende como as habilidades, conhecimentos e tecnologias africanas contribuíram na formação da culinária brasileira. Com a pesquisadora Lourence Alves.

25/10, quarta, das 19h às 21h. Oficina 3.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

SESC FLORÊNCIO DE ABREU

oficina

Enegrecer a culinária – sabores ancestrais afro-brasileiros

Bate-papo sobre doçaria afro-brasileira, doces de tabuleiro e comércio de rua com receitas e degustação. A aula aberta valoriza o trabalho das mulheres que se dedicam à cozinha e ao culto de matriz africana: baianas do acarajé, mulheres de tabuleiro e quitandeiras. Com a equipe do restaurante Kitanda das Minas.

23/10, segunda, das 13h às 16h. Externo.

Casa Preta Hub – Av. Nove de Julho, 50, 1º andar. Bela Vista. 

Inscrições On-line* a partir de 09/10.

SESC IPIRANGA

bate-papo 

Os alimentos e a história da cozinha afrodiaspórica 

Uma conversa com pesquisadores e pensadores em cultura alimentar em que são abordadas as relações dos alimentos com a cultura e a história do Brasil, com ênfase nas tradições e culturas africanas que constituem a base de formação da cozinha brasileira. Com a pesquisadora Patty Durães e o produtor em cultura alimentar Felipe Ribenboim.

29/10, domingo, das 15h às 17h. Convivência.

Sem retirada de ingressos.

SESC SANTO ANDRÉ

oficina

Culinária afrodiaspórica: mousse de inhame e cacau

Aula lúdica com receita inspirada na cultura culinária afrodiaspórica, utilizando ingredientes ancestrais como o inhame. A proposta retoma a cozinha afetiva em um momento de conexão com a ancestralidade africana. Com a chef Aline Chermoula.

22/10, domingo, das 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes.

Sem retirada de ingressos.

oficina

Tintas de café: desenhando com afeto

A partir de pinturas feitas com café, é proposta uma reflexão da jornada deste grão na diáspora, junto do povo afrodescendente e latino-americano. O artista relaciona a trajetória familiar nas fazendas e suas memórias no interior paulista ao projeto “K-FÉ”, alusão à província de Kaffa, situada no sudoeste da Etiópia, local de origem da planta. Com o desenhista Everaldo Luiz.

28/10 e 29/10, das 15h às 18h.ETA – Espaço de Tecnologia e Artes.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

SESC REGISTRO

oficina

Quilombolas: cultura alimentar, resistência e ancestralidade

Esta oficina propõe reflexão e compreensão sobre os povos e comunidades tradicionais do Brasil, em especial os quilombolas. Apresenta os costumes, hábitos e padrões de alimentação atuais dessas comunidades, fazendo uma relação analítica com os moldes alimentares de períodos anteriores à contemporaneidade. Com a nutricionista Jane Glebia.

22/10, domingo, das 15h às 16h30. Sala de Múltiplo Uso 2.

Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display