O mercado de TI (Tecnologia da Informação) é concentrado por uma maioria de profissionais homens e brancos. Segundo pesquisa realizada pela PretaLab, em parceria com a consultora global em softwares ThoughtWorks, em 32,7% dos casos, não há nenhuma pessoa negra nas equipes de trabalho em tecnologia. Já para 68,5% das análises, as pessoas negras representam um máximo de 10% dentro das equipes de trabalho em tecnologia. Além disso, 21% dos entrevistados afirmam que não há nenhuma mulher na equipe.
Nos últimos anos, cada vez mais mulheres e homens negros tem adentrado na área da tecnológica e sendo referências na web, compartilhando conteúdos relevantes sobre tecnologia e dicas importantes para incentivar a comunidade negra no mercado de trabalho. Confira cinco destes influenciadores negros para começar a seguir hoje:
Notícias Relacionadas
Instituto C&A oferece capacitação em fotografia mobile para empreendedores negros da moda
Ana Telles, Nina Silva e Ismael Carvalho compartilham trajetórias na live do Inovahack
1 – Amanda Graciano
Amanda Graciano, eleita LinkedIn Top Voice em 2019, é colunista de Inovação & Tecnologia no jornal Estadão e no MIT Technology Review Brasil. No LinkedIn, ela escreve a newsletter “Antes do Café” para falar sobre tecnologia. A profissional também compartilha diversas novidades no TikTok e no Instagram. Formada em economia, Amanda é Sócia e Head de Relacionamento com Corporações na Fisher.
2 – Akin ABaz
Akin é CEO e Fundador da InfoPreta, primeira empresa especialista em tecnologia no Brasil que tem por objetivo inserir pessoas negras, LGBTQIAP+ e mulheres no mercado. Ele tem um canal no YouTube com dicas para quem quer começar ou está no início da carreira, além de se aproximar com os assinantes, compartilhando a vivência negra. Os vídeos também são compartilhados no Instagram.
3 – Karen Santos
Karen Santos é CEO e Fundadora da UX para Minas Pretas, edtech feita para empregar mulheres negras no mercado digital. Karen foi um dos grandes destaques na lista Under 30 de 2020 da revista Forbes, que seleciona os empreendedores de sucesso abaixo dos 30 anos. Além de também ser nomeada Linkedin Creator e Linkedin Top Voices Next Gen 2022. No Instagram e no LinkedIn, ela compartilha diversos conteúdos com dicas e informações para mulheres negras com foco em tecnologia e empreendedorismo.
4 – Kizzy Terra e Hallison Paz
O casal Kizzy e Hallison são graduados em Engenharia de Computação. Em 2020, eles venceram o Pitch de Criadores durante o Youpix Summit, maior evento de influência do país. Fundadores do projeto Programação Dinâmica, o casal tem vídeos com cursos e dicas sobre programação, ciência de dados e inteligência artificial, com um vídeo novo toda semana no canal do YouTube e dicas valiosas no Instagram. Juntos, eles também fundaram o projeto ALFORRIAH, com o objetivo de orientar futuros líderes nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial em suas jornadas de aprendizado e aprimoramento.
5 – Silvana Bahia
A jornalista, mais conhecida como Sil Bahia, é criadora e co-diretora executiva do Olabi, ONG responsável pela PretaLab, uma plataforma que conecta mulheres negras que são ou gostariam de ser da tecnologia, por meio de ciclos formativos, rede de profissionais, mercado de trabalho, consultorias e estudos. No Instagram do projeto PretaLab, são compartilhadas diversas dicas sobre cursos e mercado de trabalho para quem está iniciando a carreira na área tecnológica ou pretende começar.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana