Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, neste 20 de novembro, o Mundo Negro selecionou 5 dicas de filmes brasileiros que contam a história de personalidades negras brasileiras que foram importantes para o Brasil, por meio da luta contra a escravidão, contra a ditadura militar ou pela relevante contribuição cultural para o país.
São histórias biográficas que remetem o público à reflexão sobre como o racismo e a escravidão ainda permeiam na sociedade, mas que inspiram a comunidade negra a sonhar.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Leia a lista completa abaixo:
1 – Doutor Gama
Dirigido pelo diretor Jeferson De, a cinebiografia de Luiz Gama (César Mello), um dos mais maiores abolicionistas do mundo, mostra como ele, um homem negro do século XIX, conseguiu advogar para libertar mais de 500 pessoas escravizadas. Disponível no Globoplay.
2 – Pixinguinha, Um Homem Carinhoso
Vida e obra de Alfredo da Rocha Vianna Junior, o Pixinguinha (Seu Jorge), contada desde suas primeiras apresentações na flauta até a composição de suas muitas obras-primas, como “Carinhoso”. Negro e neto de escravizados, ele foi um gênio à frente do seu tempo. Disponivel na Apple TV + e Telecine.
3 – Pureza
Pureza (Dira Paes) arruma um emprego em uma fazenda e acaba testemunhando o tratamento brutal de trabalhadores rurais escravizados. Agora, além de buscar pelo filho desaparecido, ela precisa escapar de lá e informar as autoridades sobre as atrocidades. Globoplay e Telecine.
4 – Mussum, um Filme do Cacildis
O documentário aborda a trajetória do músico e comediante Mussum, de vocalista do grupo Os Originais do Samba a integrante dos Trapalhões, e como ele mudou a forma de fazer humor na teledramaturgia brasileira. Disponível no Prime Video.
5 – Marighella
Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Carlos Marighella (Seu Jorge) tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público do país. Disponível no Globoplay e Prime Video.
Notícias Recentes
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio