A Netflix está completando 25 anos nesta segunda-feira (29). Fundada em 29 de agosto de 1997, a empresa começou a funcionar como um serviço de entregas de DVD’s pelo Correios, e hoje é uma grande referência em produção de filmes, séries e documentários, com uma plataforma bem diversa em conteúdos com protagonismo negro.
Para comemorar, o MUNDO NEGRO selecionou 10 produções originais da Netflix que vale a pena assistir. Confira:
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Estreia do documentário Pequena África destaca o legado afro-brasileiro no Rio de Janeiro
1 – Homecoming
O documentário que fala sobre a cantora Beyoncé e sua apresentação no Coachella Valley Music and Arts Festival de 2018. O filme levou o Grammy por Melhor Vídeo Musical Longo.
2 – Ela Quer Tudo
Uma releitura do primeiro sucesso de Spike Lee lançado em 1986, nesta série, Nola Darling (DeWanda Wise) corre atrás dos seus sonhos como artista enquanto tenta conciliar os amores da sua vida e luta contra o racismo e o machismo.
3 – A Voz Suprema do Blues
Filme conta com a ilustre presença do ator Chadwick Boseman e teve lançamento três meses após seu falecimento, em 2020. Sua atuação rendeu um Globo de Ouro de melhor ator em filme dramático. Com produção de Denzel Washington, a Viola Davis faz o papel de Ma Rainey, pioneira Mãe do Blues. O clima fica cada vez mais tenso quando a cantora e sua banda se reúnem em um estúdio em 1927, na cidade de Chicago.
4 – A Fera do Mar
Lançado em junho deste ano, o filme conta a história de uma menina que entra escondida no navio de um grande caçador de monstros marinhos. Juntos, eles iniciam uma jornada épica por águas desconhecidas.
5 – A Vida e a História de Madam C.J. Walker
A série baseada em história real, relata a vida de uma afro-americana que venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira negra milionária nos Estados Unidos, interpretada pela Octavia Spencer.
6 – Yuri Marçal: Lego Engano
No mês passado, Yuri Marçal se tornou o primeiro humorista negro da América Latina a ter um especial de humor na Netflix. Em “Ledo Engano”, Yuri fala sobre família, raça, religião e conta os detalhes de uma treta online.
7 – O Menino que Descobriu o Vento
O filme biográfico sobre um jovem de Malawi que se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento, se inspirando em um livro de ciências.
8 – Dois Estranhos
Vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem em Live Action, o filme mostra um homem que tenta voltar para casa várias vezes, mas é forçado a reviver confronto moral com um policial. O filme traz uma forte referência ao caso de George Floyd e Eric Garner.
9 – Por Uma Vida Melhor
Buscando expor as mazelas do tráfico humano que acontece numa região da Nigéria, uma jornalista decide se passar por prostituta, logo tendo contato com um submundo repleto de dor e desumanidade.
10 – Cara Gente Branca
Alunos negros de uma conceituada universidade norte-americana enfrentam o desrespeito e a política evasiva da gestão, que está longe de ser “pós-racial” e levanta particularidades de como o racismo afetou a personalidade de cada um deles.
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar