No dia 31 de outubro, a atriz e cantora Zezé Motta, 80, será homenageada com o título de doutora honoris causa pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. De acordo com a colunista da Folha de S. Paulo, Monica Bérgamo, a cerimônia de entrega será realizada no auditório do Museu da Vida, em Manguinhos.
De acordo com a Fiocruz, o reconhecimento é concedido por sua “contribuição à cultura brasileira e atuação na luta antirracista, fundamental para o fortalecimento da democracia, redução das desigualdades e iniquidades no Brasil”. A honraria é a mais alta distinção dada pela instituição a personalidades que se destacam em áreas relevantes para a sociedade.
Notícias Relacionadas
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’
Última sobrevivente do último navio negreiro nos EUA lutou por reparação até o fim da vida
Zezé Motta, que soma 55 anos de carreira, é uma das artistas mais respeitadas do país, tendo participado de 70 filmes e mais de 50 produções na televisão, além de lançar 14 discos ao longo de sua trajetória. Além do seu trabalho no meio artístico, Zezé é uma voz importante nas pautas sociais, especialmente na defesa dos direitos da população negra e na luta contra o racismo.
A artista se junta a outros nomes de destaque que já receberam o título de doutor honoris causa da Fiocruz, entre eles o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que fundou a instituição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Notícias Recentes
Nos EUA, 'Sing Sing' se torna o primeiro filme a estrear simultaneamente nos cinemas e nas prisões
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo