Instituto XP quer levar educação financeira a 50 milhões de brasileiros e brasileiras

O Instituto XP, lançado pela XP Inc. em 2021, tem a meta de levar educação financeira para 50 milhões de pessoas nos próximos 10 anos em uma atuação voltada aos grupos minorizados, prioritariamente, crianças e jovens, estudantes da rede pública de ensino e mulheres. Até o fim deste ano, o objetivo é impactar a vida de 2,5 milhões de pessoas com cursos e projetos são 100% gratuitos.

No Brasil, 77,5% das famílias estão endividadas segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e 97% dos brasileiros e brasileiras afirmam ter dificuldade para lidar com o dinheiro.

O Instituto XP aposta em uma atuação baseada na construção conjunta com a sociedade, isto é, em parcerias com instituições de referência e projetos focados em ações de educação de base relacionados a educação financeira.

“A educação financeira está nosso DNA e é a nossa melhor forma de contribuir com a sociedade para mais independência, maior renda e menor desigualdade. Queremos alcançar milhões de pessoas em todo o Brasil, para isso, contaremos com aliados e vamos provocar um movimento de coalizão com instituições, comunidade escolar e empresas que também acreditam na transformação social por meio da educação financeira”, reforça Marcella Coelho, head de Impacto Social da XP Inc.

Parcerias em andamento

Recentemente anunciada, a parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS) levará educação financeira a mais de 100 mil professores e alunos da rede pública de ensino municipal por meio de jogos de tabuleiro e de cartas.

Em parceria com a Alicerce Educação, por meio de um curso presencial de 16 horas, jovens e adultos de idades diversas, em diferentes regiões periféricas do Brasil aprendem sobre assuntos como investimentos, meios de pagamento e endividamento, noções básicas de economia, aposentadoria, planejamento mensal das finanças em casa.

Foram selecionados e capacitados mais de 200 educadores aptos a facilitarem o curso, disseminarem e potencializarem o impacto nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Educação financeira nas escolas públicas

Um estudo inédito encomendado pelo Instituto XP e Nova Escola, realizado em 2021, aponta que sete em cada 10 professores acreditam que educação financeira é um tema transversal e que pode ser aplicado em todas as disciplinas. No entanto, 34% dos educadores se sentem pouco preparados ou “nem preparados, nem despreparados” para abordar o assunto.

Em parceria que se guia a partir desta pesquisa, Instituto XP e Nova Escola iniciaram iniciativa de conteúdo gratuito para beneficiar mais de 350 mil professores e professoras no país com o tema educação financeira. O conteúdo educativo consiste em trilha de cursos relacionados a consumo consciente, orçamento familiar e planejamento, por exemplo.

Na iniciativa do Torneio de Educação Financeira gameficado por WhatsApp, em parceria com a EdTech Chatclass, estudantes do ensino médio e 9º ano participaram de competição via aplicativo de mensagens para aprender sobre conscientização de gastos e organização das finanças.

Em 2021, foram mais 17,9 mil participantes entre alunos e professores de todo o Brasil, equivalente a 798 dias de aprendizado. Mais de 150 premiados com cursos, notebooks e tablets, das 5 regiões do país.

Prêmio Educação Financeira Transforma

Na 1ª edição do “Prêmio Educação Financeira Transforma”, realizado em novembro do ano passado, foram reconhecidas iniciativas que fazem a diferença na educação financeira em 7 categorias: ONG’s, Pesquisadores/as, Professores/as, Soluções Digitais, Macroinfluenciadores/as, Microinfluenciadores/as e Nanoinfluenciadores/as com mais de R$420 mil em prêmios. Os critérios foram: relevância, inovação, diversidade & inclusão, transformação, impacto social, alcance, engajamento e aplicação prática.

Os vencedores foram definidos em votação popular, após passarem por avaliação de uma banca avaliadora diversa – formado por 55% de mulheres, 36% de pardos e negros, e 11% PcD – composta por nomes de peso, como Fabio Barbosa, Edu Lyra, Konrad Dantas (Kondzilla), Bia Bottesi, Thiago Nigro, Ana Fontes, Rodrigo Mendes, Mafoane Odara, Bia Santos, Vera Rita Ferreira, Cintia Diogenes, Ana Pergardier e Thiago Godoy. Ao todo, foram 387 projetos inscritos, de 23 estados e 175 cidades brasileiras.

Umas das vencedoras foi a nanoinfluenciadora Mônica Costa, do perfil @gepfinancas, G&P Finanças Mulheres Negras, que tem como foco empoderar e educar financeiramente mulheres negras. Mônica é autora do livro “A Potência: empreendedorismo da mulher negra”.

Através do seu canal, assumiu a missão de estimular Mulheres Negras a melhorarem sua relação com as finanças e ver o dinheiro como um aliado para uma vida mais próspera, a partir de uma visão de que quando uma mulher preta se mexe, o mundo todo se mexe e se torna mais justo, equânime e criativo.

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