Os investimentos em inteligência artificial disparam ao longo dos últimos anos. Com orçamentos bilionários em empresas pelo mundo, o setor de tecnologia registrou um crescimento de 27% apenas em 2023, de acordo com dados da Bloomberg Línea. No cerne dessa discussão está a importância da figura humana.

Em entrevista para o Yahoo Finance, o cantor Will.i.am relatou que está preocupado com a forma como os investimentos em IA estão ganhando novas frentes, diminuindo investimentos no que ele classificou de ‘inteligência humana’, seja no mercado de trabalho ou apenas na forma como os seres se relacionam.

Notícias Relacionadas


“Minha maior preocupação: Investimentos em IA para fazer máquinas mais inteligentes. Não existe limite para a quantidade de dinheiro que é investido nisso. O investimento em inteligência humana para fazer humanos mais inteligentes? É triste“, relatou o artista do grupo The Black Eyed Peas. “É triste que estejamos vivendo em um mundo onde maquinas se tornarão mais articuladas, analíticas, com pensamento crítico, habilidade de interação, contextualização, entendimento profundo, enquanto nós recorremos a pequenos tweets, emojis, memes e figurinhas para nos comunicar”.

De acordo com o especialista em tecnologia Alder Paulo Lima, IA é uma força transformadora em diversos setores, mas seu impacto pode ser sentido de maneira desigual se não houver uma abordagem cuidadosa em relação aos recortes raciais. “Ao promover a diversidade na criação de tecnologias, capacitando indivíduos com habilidades digitais e promovendo a conscientização, podemos trabalhar coletivamente para moldar um futuro onde a IA contribua para a equidade e não para a disparidade”, diz ele.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments