
A jornalista e apresentadora Wanda Chase morreu na noite de quarta-feira (2) após complicações em uma cirurgia de aneurisma dissecante da aorta no Hospital Tereza de Lisieux, em Salvador (BA). Com uma trajetória de 27 anos na TV Bahia, ela se consolidou como uma das vozes mais influentes do jornalismo baiano e como ativista do movimento negro.
Segundo a família, Wanda havia anunciado problemas de saúde há cerca de um mês, após uma virose. Inicialmente, foi diagnosticada com infecção urinária e, depois, com infecção intestinal. Na quarta-feira, ao ser internada, descobriu o aneurisma dissecante da aorta — condição grave que ocorre quando a camada interna da artéria se rompe. A cirurgia começou por volta das 17h, mas a jornalista não resistiu. Sua morte foi comunicada aos familiares seis horas depois.
Notícias Relacionadas



Nascida no Amazonas, Wanda Chase mudou-se para a Bahia em 1991. A jornalista deixou um legado no jornalismo baiano, atuando em veículos como Rede Manchete, TV Cabo Branco e Rede Globo Nordeste. Também foi assessora de imprensa do Olodum, contribuindo para a visibilidade da cultura negra. Seu enterro está marcado para sábado (5), no Cemitério Campo Santo, assim que familiares chegarem à capital baiana.
Aposentada, continuou atuando como colunista do portal iBahia e participou de um projeto de podcast. Ao longo de mais de três décadas de carreira, acumulou 45 prêmios e recebeu, em 2002, o Título de Cidadã Soteropolitana. Em março deste ano, seria agraciada com o Título de Cidadã Baiana pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mas a cerimônia foi adiada devido ao seu estado de saúde.
A ministra da cultura Margareth Menezes lamentou a morte de Wanda em suas redes sociais: “Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de Wanda. Que seu legado de resistência, amor e dedicação à causa negra continue a inspirar gerações”.
Acordei com a triste notícia do falecimento da jornalista Wanda Chase. 💔
— Margareth Menezes (@MargarethMnzs) April 3, 2025
Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de Wanda. Que seu legado de resistência, amor e dedicação à causa negra continue a inspirar gerações. 🌹 pic.twitter.com/wMBHyi7f7d
Wanda era amiga próxima da jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro de 2023. As duas se conheceram nos anos 1990 e mantiveram uma relação próxima. Em entrevista ao g1 após a morte de Glória, Wanda relembrou momentos marcantes, como a adoção das filhas da colega de profissão e o último encontro, em 2020, no Rio.
Numa entrevista a um jornal baiano, Wanda brincou sobre revelar a própria idade e recebeu uma “bronca” de Glória: “Você fica falando sua idade e o povo faz as contas para saber a minha. Pra que querem saber minha idade? Só quem sabe sou eu e o meu médico”, disse a então repórter da Globo, que evitava divulgar sua idade.
Notícias Recentes


