Em uma iniciativa inédita, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e a VoteLGBT lançam nesta sexta-feira, 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ um site que mapeia as pré-candidaturas LGBT+ para as eleições municipais de 2024 no Brasil. O projeto faz parte da campanha Cidades+LGBT, que busca dar visibilidade e suporte às candidaturas LGBT+ em todo o país.
O mapeamento, realizado por uma equipe de 16 articuladores em todas as regiões do Brasil, já identificou quase 400 pré-candidaturas. O objetivo é alcançar mais de 800 candidaturas até o final do período eleitoral. “Num esforço similar realizado em 2022, encontramos 327 candidaturas declaradamente LGBT+. Com o mapeamento atual, esperamos identificar mais de 800 candidaturas, reforçando assim a urgência da produção de dados sobre nossas lideranças”, afirmou Gui Mohallem, da direção executiva do VoteLGBT.
Notícias Relacionadas
Museu das Favelas recebe 3ª edição do 'Vou Assim Fashion Show', maior evento de pessoas trans na moda
Leci Brandão abre evento gratuito dedicado à cultura negra e LGBTQIAPN+
Atualmente, o mapeamento concentra pré-candidaturas em 24 dos 29 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A região Sudeste lidera com 40,6% das candidaturas, seguida pelo Sul (24,4%), Nordeste (23,8%), Centro-Oeste e Norte (5,6%).
Apesar de as candidaturas LGBT+ representarem apenas 1% do total em 2022, elas receberam 5% dos votos. Gui Mohallem observa que, em média, essas candidaturas têm um rendimento eleitoral maior do que as não-LGBT, mas ainda enfrentam grandes obstáculos para confirmar suas candidaturas e obter financiamento de campanha. “Em 2020, os partidos destinaram apenas 6% do teto de gastos para as candidaturas LGBT+. Em 2022, esse número aumentou para 10%, mas ainda é muito baixo e precisa mudar”, conclui Mohallem.
Gui destaca que a parceria com a ANTRA foi fundamental para ampliar a visibilidade das candidaturas trans, que representam um terço das lideranças mapeadas. O novo site pretende não apenas destacar as candidaturas municipais, mas também gerar dados inéditos sobre as lideranças políticas LGBT+ a nível local.
Bruna Benevides, presidenta da ANTRA, ressalta os desafios enfrentados pelas candidaturas LGBT+ em diferentes contextos regionais. “O sucesso das candidaturas nas capitais se diferencia um pouco do cotidiano das pequenas cidades, onde a eleição é literalmente disputada voto a voto. Além das diferenças regionais que afetam o nível de aceitação, as condições de elegibilidade passam também por questões financeiras e apoio dos partidos.”
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil