Em uma iniciativa inédita, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e a VoteLGBT lançam nesta sexta-feira, 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ um site que mapeia as pré-candidaturas LGBT+ para as eleições municipais de 2024 no Brasil. O projeto faz parte da campanha Cidades+LGBT, que busca dar visibilidade e suporte às candidaturas LGBT+ em todo o país.
O mapeamento, realizado por uma equipe de 16 articuladores em todas as regiões do Brasil, já identificou quase 400 pré-candidaturas. O objetivo é alcançar mais de 800 candidaturas até o final do período eleitoral. “Num esforço similar realizado em 2022, encontramos 327 candidaturas declaradamente LGBT+. Com o mapeamento atual, esperamos identificar mais de 800 candidaturas, reforçando assim a urgência da produção de dados sobre nossas lideranças”, afirmou Gui Mohallem, da direção executiva do VoteLGBT.
Notícias Relacionadas
Billy Porter relata como sua mãe superou pressões religiosas para apoiar o filho gay: 'Ela escolheu o amor incondicional'
Museu das Favelas recebe 3ª edição do 'Vou Assim Fashion Show', maior evento de pessoas trans na moda
Atualmente, o mapeamento concentra pré-candidaturas em 24 dos 29 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A região Sudeste lidera com 40,6% das candidaturas, seguida pelo Sul (24,4%), Nordeste (23,8%), Centro-Oeste e Norte (5,6%).
Apesar de as candidaturas LGBT+ representarem apenas 1% do total em 2022, elas receberam 5% dos votos. Gui Mohallem observa que, em média, essas candidaturas têm um rendimento eleitoral maior do que as não-LGBT, mas ainda enfrentam grandes obstáculos para confirmar suas candidaturas e obter financiamento de campanha. “Em 2020, os partidos destinaram apenas 6% do teto de gastos para as candidaturas LGBT+. Em 2022, esse número aumentou para 10%, mas ainda é muito baixo e precisa mudar”, conclui Mohallem.
Gui destaca que a parceria com a ANTRA foi fundamental para ampliar a visibilidade das candidaturas trans, que representam um terço das lideranças mapeadas. O novo site pretende não apenas destacar as candidaturas municipais, mas também gerar dados inéditos sobre as lideranças políticas LGBT+ a nível local.
Bruna Benevides, presidenta da ANTRA, ressalta os desafios enfrentados pelas candidaturas LGBT+ em diferentes contextos regionais. “O sucesso das candidaturas nas capitais se diferencia um pouco do cotidiano das pequenas cidades, onde a eleição é literalmente disputada voto a voto. Além das diferenças regionais que afetam o nível de aceitação, as condições de elegibilidade passam também por questões financeiras e apoio dos partidos.”
Notícias Recentes
Rumores sobre separação do casal Obama ganha força após ausência da ex-primeira-dama em eventos
Trump inicia segundo mandato com ordem para extinguir ações afirmativas e limitar direitos de gênero nos EUA