O professor de Educação Física, Clayton Ferreira Gomes dos Santos, foi libertado da delegacia na Zona Sul de São Paulo na tarde desta quinta-feira (18), dois dias depois de ser preso acusado de participação em um roubo a uma idosa em Iguape, município litorâneo paulista, que aconteceu em 2023. Clayton trabalhava em São Paulo no dia em que o crime ocorreu.
Em entrevista à TV Globo, Clayton Santos descreveu a sensação de ter sido preso: “Você vê passar na televisão e acha que não vai acontecer com você. Aí, quando vem a realidade, você acaba caindo em si e aí você para e pensa: ‘Pô, o que eu fiz de errado?'”.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
A decisão de conceder um habeas corpus a Clayton veio da Justiça de São Paulo, que reconheceu a fragilidade das evidências que embasaram sua prisão. O desembargador Roberto Porto, da 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), ressaltou que o reconhecimento fotográfico não pode ser a única base para uma detenção e reconheceu o ‘constrangimento ilegal’ de manter o professor sob custódia da justiça.
Clayton Ferreira Gomes dos Santos foi preso na terça-feira, 16, após ser acusado de ter participado de um sequestro a uma idosa de 73 anos, seguido de roubo, na cidade de Iguape, localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo. A idosa identificou o professor através de fotos apresentadas pela polícia.
De acordo com o boletim de ocorrência, o sequestro aconteceu no dia 31 de outubro, às 9h. Nesse horário, o professor estava dando aula na Escola Deputado Rubens do Amaral localizada no Jardim Saúde, zona sul da capital paulista, a 200 quilômetros do local do crime. A escola em que o professor trabalhava emitiu um documento atestando a veracidade das informações fornecidas pela defesa de Clayton Ferreira Gomes dos Santos.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety