Já reparou que, mesmo quando você não fala sobre raça, o algoritmo empurra seu conteúdo para a “gaveta da diversidade”?
Pois é. Você foi categorizado antes mesmo de se apresentar.
Notícias Relacionadas



E não tem nada de errado em resistir, em manter uma linha editorial baseada em suas crenças e posicionamentos políticos. Muito pelo contrário esse tipo de conteúdo educa, democratiza saberes que não aprendemos na escola e amplifica vozes que precisam ser ouvidas.
Mas aqui vai a pergunta que não quer calar: para além de ser negro, quem você é?
Quais são suas paixões? Seus hobbies? O que você estuda? Como passa seu tempo livre?
Pessoas negras são múltiplas. E sempre temos algo a dizer para além da nossa cor, que, de qualquer forma, estará presente pela maneira única como vemos o mundo.
O algoritmo não é seu inimigo. A falta de clareza narrativa, sim.
Tentar entender o algoritmo é batalha perdida. Mas respeitar quem você é, o que te faz feliz e produtivo, e fazer disso parte do que você mostra online? Isso é estratégia.
Em tempos em que estamos cansados dos mesmos conteúdos repetitivos, você pode ser o agente de mudança. Começando por você mesmo.
Aqui vão três formas de começar agora:
1. Mostre sua rotina (o que você se sentir à vontade em compartilhar)
Não precisa ser produção hollywoodiana. Uma foto do seu café, o livro que está lendo, algo lindo que viu na rua. Isso humaniza e cria conexão.
2. Use IA como aliada, não como substituta
Ferramentas como Notion e Gemini ajudam a organizar ideias, fazer brainstorming e salvar insights. Não para criar no seu lugar, mas para amplificar sua voz.
3. Crie lembretes afirmativos
Frases ou mantras que te lembrem quem você é, especialmente quando o cansaço bater. Porque ele vai bater.
E se você quer ir além?
Se esse assunto de posicionamento estratégico, autonarrativa e branding com foco na sua identidade te interessa, estarei dando uma Masterclass ONLINE sobre o tema no dia 25 de novembro, às 19h.
Antes de ir direto para ferramentas e técnicas, quero trazer reflexões sobre nossa identidade e cases reais de pessoas da nossa comunidade que estão construindo narrativas poderosas e você pode se ver nelas.
É a última masterclass oficial do Mundo Negro em 2025, com vagas limitadas para garantir uma experiência de qualidade e interação real.
Se você quer fechar o ano com clareza narrativa e entrar em 2026 nas conversas certas, esse é o momento.
Investimento: R$360 à vista ou 3x de R$120 sem juros
Desconto exclusivo: Membros do Best in Black têm 10% off (cupom na plataforma)
Notícias Recentes


