Alexandre da Silva Santana, mais conhecido como Babu Santana, se prepara para um novo desafio em sua trajetória: a candidatura a vereador do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Aos 44 anos, o ator, diretor e um dos principais expoentes da cultura carioca, anunciou na quarta-feira, 14, que vai concorrer a uma vaga na câmara municipal da capital carioca para “lutar para que mais pessoas tenham essa chance”.
Em uma publicação no Instagram, o ator contou que está “vivendo um sonho” e lembrou de sua trajetória a favor da arte e da cultura: “Durante toda a minha vida eu vivi em prol da arte e da cultura. E hoje, ao olhar essa foto me lembrei de como a arte mudou minha vida. Cresci no morro do Vidigal, enfrentando desafios que muitos conhecem de perto. E foi o teatro, a arte e a cultura que me deram a força e a oportunidade de ser quem sou hoje”, destacou ele.
Notícias Relacionadas
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP
Agora, ao entrar na corrida eleitoral, Babu Santana afirmou que pretende levar sua experiência de vida e seu histórico de lutas para o cenário político: “quero retribuir e transformar outras vidas como a minha foi transformada”, escreveu.
Nascido e criado no Morro do Vidigal, Babu começou sua trajetória no teatro, integrando o grupo cultural Nós do Morro, onde não apenas atuou, mas também dirigiu diversas produções. A iniciativa, criada na comunidade do Vidigal, foi responsável por revelar o talento de muitos jovens da periferia, oferecendo-lhes uma plataforma para expressar suas vozes e histórias.
Sua estreia no cinema se destacou em filmes como ‘Uma Onda no Ar’ e ‘Cidade de Deus’, ambos de 2002, que exploraram diferentes facetas da vida nas favelas cariocas. Aclamado por sua versatilidade, Babu consolidou sua carreira com o papel de Tim Maia na cinebiografia lançada em 2014, uma atuação que lhe rendeu prêmios e reconhecimento como um dos grandes nomes de sua geração.
Na televisão, Babu participou de produções de sucesso como Paraíso Tropical (2007), I Love Paraisópolis (2015) e Novo Mundo (2017). No entanto, foi sua participação na 20ª edição do Big Brother Brasil, em 2020, que o transformou em um ícone popular. Babu conquistou o público ao defender causas sociais e tornou-se um símbolo de resistência contra o racismo e as desigualdades sociais.
Após o reality show, continuou a expandir sua atuação na cultura. Em 2022, assumiu a direção do Nós do Morro, dedicando-se à formação de novos talentos, enquanto seguia atuando em projetos televisivos e cinematográficos. Em 2024, foi uma das estrelas do filme Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, e recentemente foi homenageado na calçada da fama do 52º Festival de Cinema de Gramado.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo