Violonista brasileiro João Luiz Rezende é nomeado professor da Escola de Música de Yale, nos Estados Unidos

0
Violonista brasileiro João Luiz Rezende é nomeado professor da Escola de Música de Yale, nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Instagram

O violonista, compositor e educador brasileiro João Luiz Rezende foi anunciado como novo professor da Escola de Música de Yale, uma das instituições de ensino musical mais prestigiadas dos Estados Unidos. A nomeação foi divulgada em um comunicado oficial da universidade, que destacou a trajetória internacional do músico e seu trabalho como intérprete, compositor e mestre.

Segundo a Yale, Rezende, duas vezes indicado ao Grammy Latino, foi selecionado após um processo que avaliou “vários fortes candidatos” por um comitê formado por professores e gestores. A universidade ressaltou seu “espírito profundamente colaborativo, brilhantismo técnico e notável experiência de ensino”, além da versatilidade em diferentes estilos e tradições musicais.

Notícias Relacionadas


A Yale também destacou seu trabalho social, incluindo iniciativas educacionais em comunidades carentes de São Paulo e esforços para tornar a música clássica mais acessível. “Por mais de duas décadas, ele tem sido mentor de jovens violonistas talentosos em todo o mundo”, afirmou a universidade. Rezende assume o cargo no próximo ano letivo, integrando o corpo docente de uma das instituições mais tradicionais dos EUA.

Nascido no Brasil, Rezende começou seus estudos na infância, migrando depois para o violão clássico sob orientação de Henrique Pinto. Com mestrado na Mannes School of Music e doutorado na Manhattan School of Music, ambas em Nova York (EUA), o músico consolidou sua carreira como solista e em duo.

Em 1997, ao lado de Douglas Lora, fundou o Brasil Guitar Duo, conjunto que ganhou projeção internacional após vencer o Concert Artists Guild International Competition, em 2006. A vitória abriu portas para apresentações em palcos como o Carnegie Hall (EUA) e o Concertgebouw (Holanda).

Além do duo, Rezende colaborou com nomes como Yo-Yo Ma, Paquito D’Rivera e Carlos Prieto. Em 2014, participou de um concerto histórico em Cuba em homenagem aos 75 anos do compositor Leo Brouwer.

Como compositor, suas obras têm sido gravadas e executadas por artistas como Fábio Zanon e Clarice Assad. Em 2019, estreou Recife, concerto para harpa escrito para Bridget Kibbey, com a Orquestra Filarmônica de Orlando.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display