Os Institutos Vini Jr. e Alok inauguraram nesta terça-feira, 11, o primeiro Centro de Tecnologias Educacionais Base (CTs Base) na Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam, em Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença de representantes dos institutos, alunos e professores, marcando o início de um projeto voltado à inovação educacional em escolas públicas e tem foco na educação para relações étnico-raciais.
O CT Base, resultado da parceria entre o jogador de futebol Vini Jr. e o DJ Alok, une futebol e tecnologia ao apoio a ações sociais, visando a melhoria do rendimento escolar e a promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Equipado com televisores, tablets, notebooks e smartphones, fornecidos pela empresa WAAW, o centro possui uma ambientação especial inspirada nos temas de futebol e música, com chão de grama sintética e decoração alusiva à dupla. Os CTs Base têm como foco o apoio ao ensino e à inclusão digital, especialmente no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Notícias Relacionadas
Beyoncé e sua influência cultural e política se tornam tema de novo curso na Universidade de Yale em 2025
Estudantes brancos do 9º ano têm desempenho superior em Português e Matemática em relação aos negros
O projeto, chamado Base Ancestral, deve inaugurar um segundo centro na cidade de Ituberá, na Bahia, com abertura programada para o segundo semestre deste ano. Também está prevista a interação entre os personagens Vini Jr. e Alok no Aplicativo Base, que é o software educacional desenvolvido pelo Instituto do jogador e norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No ambiente virtual, eles motivam e empoderam os alunos em matérias tradicionais e na seção de ERER. Além disso, o projeto oferecerá suporte contínuo aos docentes, bem como oficinas que abordam essas relações.
Segundo Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr.: “essa escola, com raízes quilombolas, nos traz uma grande lição sobre a educação como um processo de troca, de valorização de saberes e de conhecimentos compartilhados entre educadores e educandos. O Instituto Vini Jr. e o Instituto Alok estão juntos para que esse espaço valorize ainda mais a sua ancestralidade e potências.”
Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, destacou: “Contribuir para o melhor rendimento escolar dos alunos da escola pública é um desejo do Instituto Alok, e estamos felizes em encontrar no Instituto Vini Jr. a parceria que nos permite vislumbrar bons resultados. Temos certeza de que a presença de personagens que representam Alok e Vini Jr. no aplicativo ofertado aos alunos e professores será um estímulo a mais para as crianças, além de toda a ambientação do espaço físico nas escolas com elementos do futebol e da música.”
Bhaskar completou: “A ênfase que estamos colocando no desenvolvimento da educação antirracista e de valorização das culturas ancestrais reflete o compromisso de ambos os institutos por uma educação capaz de gerar uma nova consciência sobre a formação da civilização brasileira.”
Confira as fotos do CT:
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil