O jogador Vinicius Jr. usou as redes sociais para se pronunciar após Nico Williams, do Athletic Bilbao, ter sido alvo de ofensas racistas por parte da torcida do Atlético de Madrid durante uma partida do Campeonato Espanhol no último sábado (27).
Vinicius Jr. expressou solidariedade ao colega e utilizou as redes sociais para cobrar atitudes aos responsáveis, marcando o perfil oficial da LALIGA (Liga Espanhola de Futebol): “Até quando?”.
Notícias Relacionadas
20 de janeiro: Dia de Martin Luther King Jr.
Séries com protagonismo negro que estreiam em 2025
Hasta cuando?? @LaLiga 🙃!!! ✊🏿 Nicoooo ✊🏿 https://t.co/wM5WjzL7bs
— Vini Jr. (@vinijr) April 28, 2024
O incidente ocorreu aproximadamente aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Nico Williams se preparava para cobrar um escanteio e parou ao ouvir um insulto racista vindo das arquibancadas. A partida foi momentaneamente suspensa enquanto o árbitro consultava o delegado do jogo. Durante a interrupção, um anúncio antirracismo foi transmitido pelo sistema de som do estádio, recebendo vaias de parte dos torcedores.
Em um caso recente, em março deste ano, o jogador voltou a ser vítima de ataques racistas cometidos por torcedores europeus. Vini Jr. compartilhou o vídeo que mostra torcedores do Atlético de Madrid, antes do início da partida contra Inter de Milão, pela Liga dos Campeões, entoando um canto em que chamam o brasileiro de ‘cimpanzé’. Em nota, a Laliga afirmou que deve denunciar o caso à Procuradoria de Combate ao Ódio.
Os casos de racismo sofridos por Vini Jr. levaram o Ministério da Igualdade Racial do Brasil a cobrar o governo espanhol e a LaLiga a tomar providências contra os crimes cometidos, na maioria dos casos, por torcedores. Atualmente o jogador integra o Comitê Antirracista da FIFA.
Notícias Recentes
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro