Na últimas horas diversas marcas brasileiras se posicionaram publicamente nas redes sociais como apoiadoras do Movimento Black Lives Matter.
Muitas delas, apenas traduziram o posicionamento global da empresa para o português, e não se deram ao trabalho de pensar em algo personalizado para a realidade brasileira.
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Se posicionar nesse momento é extremamente importante, já que as marcas fazem parte da criação do imaginário e da opinião de seus consumidores e exercem papel crucial na sociedade por conta disso.
A dúvida aqui é se elas possuem de fato compromisso com a negritude ou se estão apenas surfando na onda do oportunismo. E a resposta, nós infelizmente já sabemos.
Vidas negras realmente importam para as marcas brasileiras? Eu arrisco dizer que não.
Iniciativas como a Black Influence que trabalha com influenciadores negros, fizeram provocações nas redes para incentivar por exemplo, a contratação de profissionais pretos por essas marcas. Essa é uma ótima alternativa para valorizar esses perfis e se posicionar da maneira adequada, sem se apropriar do assunto que eles dominam.
“Todos os dias vidas são interrompidas brutalmente pelo racismo." – texto criado com consultoria do Grupo Raízes, coletivo de colaboradores Natura para questões raciais, criado em 2019. Nós da Natura reconhecemos que devemos e podemos fazer mais. #VidasNegrasImportam pic.twitter.com/5tcjLMGZ9C
— Nat Natura (@naturabroficial) June 2, 2020
David, João Pedro, João Vitor, George Floyd e tantos mais.
Ficar em silêncio é ser cúmplice, e eu não vou mais me calar.
Eu tenho um compromisso e um dever com meus assinantes, funcionários, criadores de conteúdo e talentos negros. #vidasnegrasimportam em qlqr lugar do mundo https://t.co/kqPtBnLhBi
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) May 30, 2020