Victoria’s Secret encerra meta de promoção para funcionários negros e muda linguagem sobre diversidade

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Victoria’s Secret encerra meta de promoção para funcionários negros e muda linguagem sobre diversidade
Foto: Loja da Victoria's Secret em Phoenix Palladium Mall, Mumbai/Divulgação

A Victoria’s Secret & Co. encerrou sua meta de promoção para trabalhadores negros e alterou a linguagem usada em suas diretrizes sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI). A decisão reflete uma tendência crescente entre empresas que estão retirando políticas de representatividade corporativa, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ataca as iniciativas de diversidade.

O site da varejista de lingerie passou a substituir menções a DEI por expressões como “inclusão e pertencimento”, de acordo com versões arquivadas e ainda ativas da página. A seção que tratava da diversidade entre fornecedores também foi removida.

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“Estamos firmes em nosso compromisso com a inclusão e o pertencimento porque é fundamental para nossa empresa e para uma cultura de alto desempenho”, disse um porta-voz da Victoria’s Secret, complementando que é “a coisa certa para nosso pessoal e negócio”. Ele afirmou ainda que a companhia continuará com “os melhores talentos com perspectivas diversas” na equipe, além de se manterem “em total conformidade com a lei”.

Em um memorando recente, a CEO Hillary Super afirmou que a empresa pretende garantir uma equipe global “inclusiva de uma ampla gama de origens, experiências e perspectivas”. Ela também disse que manterá uma “cultura de justiça e oportunidade para todos”.

A política de diversidade da Victoria’s Secret tem sido acompanhada de perto desde que a marca enfrentou acusações de má conduta sexual, assédio e intimidação contra modelos e executivas. A companhia também foi alvo de críticas por sua oferta limitada de tamanhos.

Após um processo por má conduta no ambiente de trabalho em 2021, a Victoria’s Secret prometeu investir US$ 45 milhões em iniciativas de diversidade e inclusão ao longo de pelo menos cinco anos, compromisso assumido também por sua então empresa irmã, Bath & Body Works Inc.

Um ano depois, a varejista anunciou uma parceria com o Fifteen Percent Pledge, organização que incentiva redes de varejo a destinar 15% do espaço de suas prateleiras a marcas de propriedade de negros — percentual próximo à representatividade da população negra nos EUA.

Segundo a Victoria’s Secret, a parceria com o Fifteen Percent Pledge continua. No entanto, a empresa decidiu suspender a meta de promoção de uma porcentagem específica de trabalhadores negros e está reavaliando sua política de fornecedores.

A companhia segue os passos de grandes empresas como Meta Platforms e Walmart, que também têm reduzido referências a iniciativas de DEI. No primeiro dia de sua gestão, Trump assinou uma ordem executiva para acabar com o que classificou como discriminação ilegal relacionada a diversidade. Algumas dessas medidas foram contestadas judicialmente.

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