Evento contará com palestras, workshops e apresentações artísticas
No próximo dia 24 de julho, a Universidade Zumbi dos Palmares realizará o primeiro Julho das Pretas, em homenagem ao Dia de Tereza de Benguela, celebrado na véspera do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho. A celebração também marcará os 20 anos da instituição.
Notícias Relacionadas
Fotógrafa pernambucana vence prêmio nacional com série sobre tradição afro-brasileira
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
O evento incluirá palestras e apresentações artísticas, com o objetivo de destacar o protagonismo das mulheres negras, pretas e pardas, além de inaugurar as aulas no Colégio Técnico Dandara dos Palmares. A diretora administrativa da Universidade, Tatiane Couto, enfatizou a importância da iniciativa: “Acho que tivemos um papel fundamental até mesmo de referência. Porque mostramos que todas nós podemos ocupar todos os cargos e fazer o que quisermos”.
Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a celebração do Julho das Pretas é uma honra. “Esta é mais uma iniciativa que faz parte da nossa luta contra o racismo e por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Estamos felizes por poder reverenciar e celebrar a potência das mulheres negras que estão na base da pirâmide social, sofrendo o preço do preconceito que as exclui de diversos espaços. Nossa luta também é para que as mulheres sejam cada dia mais reconhecidas e possam viver de forma digna na sociedade mundial”, destacou Vicente.
Entre os palestrantes confirmados estão Ana Minuto, da Minuto Consultoria, a pedagoga Bruna Cristina e Cíntia Félix, da AzMina. A programação visa inspirar e educar, promovendo a visibilidade de líderes e empreendedoras negras, e discutindo temas como igualdade de gênero, inclusão social e valorização do protagonismo feminino. A iniciativa pretende reconhecer a importância histórica e contemporânea das mulheres negras, além de fortalecer a identidade cultural e promover uma sociedade mais justa e equânime.
Confira a programação:
Palestras:
- O “Ser Mulher Negra” ao longo das gerações?
- Interseccionalidades do Feminismo
Workshops:
- Saúde da Mulher Negra
- Estética da Mulher Negra
- Relacionamento Afetivo
- Empreendedorismo
- Mercado de Trabalho
- Ancestralidade e religiosidade
- Maternidade Preta
- Direito e acolhimento de mulheres negras
Show Artístico e Feira de Empreendedorismo:
- Organizada sob curadoria da Confraria dos Pretos
O 1º Julho das Pretas acontecerá no dia 24 de julho de 2024, a partir das 18h, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, localizada na Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, próximo à estação Armênia do Metrô. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link do evento.
Notícias Recentes
Polícia Federal investiga ameaças de morte contra deputada Erika Hilton após publicação de vídeo sobre Pix
Fotógrafa pernambucana vence prêmio nacional com série sobre tradição afro-brasileira