“Uma representação das mulheres que constroem esse país “, diz Taís Araújo sobre Raquel, sua personagem no remake de Vale Tudo

0
“Uma representação das mulheres que constroem esse país “, diz Taís Araújo sobre Raquel, sua personagem no remake de Vale Tudo
Foto: Globo/ Fábio Rocha

A expectativa para a estreia do remate de Vale Tudo está alta. A novela, que trouxe para o horário nobre da televisão brasileira discussões relevantes sobre a sociedade brasileira em 1988, volta às telas no dia 31 de março no remake escrito por Manuela Dias, destacando também o protagonismo negro. Com as atrizes Taís Araújo e Bella Campos nos papéis de Raquel e Maria de Fátima.

Durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (25) com os atores e diretores da produção, a atriz Taís Araújo falou sobre a diferença entre a Raquel, personagem interpretada na trama original por Regina Duarte, e a Raquel da versão vivida por Taís: “É completamente diferente, e não é porque é minha ou pela Regina Duarte, é um a questão de mulher negra, existência no mundo, diferente da mulher branca. É a experiência de uma mulher negra e como o mundo encara essa mulher”, pontuou.

Notícias Relacionadas


A atriz reforçou como sua personagem representa a realidade de muitas mulheres negras no Brasil. Vivendo na periferia, estando na base da pirâmide social e sendo mãe solo. “Quando eu leio os capítulos, eu falo assim, é Deus do céu, mas parece que é mesmo uma escrita de uma mulher preta que corre, que está na base da pirâmide, que é mãe solo, que dedicou a vida inteira dela para essa menina a ponto de abdicar de sua própria vida. A Raquel que eu faço é uma grande homenagem e uma grande representação das mulheres que estão construindo esse país”. Ao lembrar a história de Raquel, a autora da adaptação, Manuela Dias, pontuou que a personagem, “A Raquel sempre foi preta, ela era branca pela nossa incapacidade social de perceber e de dar esse protagonismo para uma atriz preta”.

Outro ponto

Jarbas (Leandro Firmino), André (Breno Ferreira), Consuêlo (Belize Pombal) e Daniela (Jessica Marques).

Belize Pombal, que interpreta Consuelo, também celebrou viver o papel da secretária, podendo mostrar que pessoas negras vivenciam experiências distintas individualmente. A atriz integra o núcleo familiar formado pelo motorista Jarbas (Leandro Firmino), André (Breno Ferreira), e Daniela (Jessica Marques): “Eu fico muito feliz quando a gente se encontra para gravar, e aí eu olho para cada um de nós e vejo uma família pretinha, retinta numa novela das nove eu acho super importante. Primeiro de tudo pessoas negras, antes de serem negras, são pessoas, então tem suas subjetividades, tem suas peculiaridades, e eu acho que quando a gente tem a oportunidade de trazer artistas negros retintos, contando histórias de pessoas numa condição socioeconômica, legal. Com possibilidade de acesso, com carreiras bem resolvidas, com relações, com afeto, uma família amorosa. Isso também fala muito sobre essa remontagem, não só da novela, mas da nossa sociedade”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display