O rapper norte-americano Tyler, the Creator ligou para o cantor Gilberto Gil nesta terça-feira (12), para se desculpar por usar uma música do baiano sem autorização. A informação foi divulgada hoje pela coluna da Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo.
Tyler lançou uma campanha publicitária de sua marca de roupas, Golf Le Fleur, que contém a canção “Duplo Sentido“, composta por Gilberto Gil em 1973. A propaganda trata-se da nova coleção de roupas de grife intitulada “Season 2 by Le Fleur“. O vídeo publicado no Instagram, logo encheu de comentários dos fãs brasileiros com elogios aos dois artistas e pedidos para que ele viesse ao Brasil.
Notícias Relacionadas
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres
Em dia de eleições nos EUA, Beyoncé lança clipe “Beywatch”, homenageia Pamela Anderson e incentiva voto
Entretanto, Gilberto Gil não foi consultado para autorização prévia de sua obra e agora espera que a campanha seja retirada do ar imediatamente, ou que a questão autoral seja resolvida. Até o momento, a publicação continua no ar.
Na ligação de hoje, Tyler se desculpou com Gil e disse que não foi informado de que “Duplo Sentido” não havia sido autorizado pelo cantor. Fontes da coluna Bergamo também afirmam que o rapper se declarou fã do artista brasileiro e já está em contato com pessoas de Los Angeles para resolver o problema de forma amigável.
Representantes de Gil não descartam a possibilidade de acionar a Justiça no Brasil e nos EUA pelo uso indevido de sua obra, caso não seja acertado a autorização de forma legal.
Notícias Recentes
Artistas brasileiros constroem uma linguagem e estética únicas do afrofuturismo
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade