O programa Estação Livre, transmitido pela TV Cultura, foi suspenso por tempo indeterminado, junto com outros sete programas da emissora: Negros Em Foco, Balaio, Brasil, Mostra a Tua Cara, Entrelinhas, Giro Econômico, Legião Estrangeira e Na Cadência do Samba (que ainda não havia estreado). A decisão foi anunciada pela direção da TV Cultura, que atribui a suspensão à crise financeira enfrentada pela Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora.
No caso do Estação Livre, sete profissionais foram dispensados: a apresentadora Cris Guterres, a coordenadora de produção Ingrid Mabelle, a pauteira Adna Matias, os videorrepórteres Lucas Veloso e Rodney Suguita, e as assistentes de produção Bruna Hernandes e Cynthia Damião. Destes, seis são profissionais negros. A situação da editora de texto Kelly Santos, contratada como CLT, ainda é incerta, enquanto os demais profissionais eram vinculados à emissora como Pessoa Jurídica. A pauteira Daiane Amaral e o diretor Ramiro Zwetsch continuam contratados.
Notícias Relacionadas
Trump inicia segundo mandato com ordem para extinguir ações afirmativas e limitar direitos de gênero nos EUA
Barack Obama e outros ex-presidentes norte-americanos são vaiados na chegada à posse de Donald Trump
Apesar da suspensão, a TV Cultura exibirá nesta sexta-feira, 6 de setembro, um episódio inédito sobre jazz, com a participação do músico Jonathan Ferr e da historiadora e compositora Rosa Couto, da Funmilayo Afrobeat Orquestra. Outros dois episódios inéditos, sobre dança e artes cênicas, serão transmitidos nos dias 13 e 20 de setembro, respectivamente. Após essa data, reprises de programas anteriores serão exibidas até dezembro.
A TV Cultura informou que, caso a situação financeira melhore nos próximos meses, há planos para retomar a produção de novos episódios a partir de janeiro de 2025. Nesse cenário, os profissionais dispensados poderiam ser reintegrados à equipe, embora a emissora admita que isso ainda é incerto.
O Estação Livre estreou em 9 de abril de 2021 e, até o momento, produziu 162 episódios. Ao longo de sua trajetória, o programa entrevistou personalidades como a educadora Érica Malunguinho, a cantora e Ministra da Cultura Margareth Menezes, a escritora Conceição Evaristo, a filósofa Djamila Ribeiro, os rappers Dexter e MV Bill, a pesquisadora Carla Akotirene, a advogada Leny Blue, a atriz Viola Davis, a cantora Luedji Luna, o cineasta Joelzito Araújo, o ator Ailton Graça, a médica Jurema Werneck, a psicóloga Cida Bento e o escritor Jefferson Tenório.
Notícias Recentes
Rumores sobre separação do casal Obama ganha força após ausência da ex-primeira-dama em eventos
Trump inicia segundo mandato com ordem para extinguir ações afirmativas e limitar direitos de gênero nos EUA