No primeiro debate presidencial dos Estados Unidos, transmitido pela ABC News, na última terça-feira, 10, Kamala Harris confrontou Donald Trump sobre questões raciais, acusando o ex-presidente de usar raça como ferramenta de divisão no país. Harris lembrou quando Trump foi acusado de discriminação por negar moradia a negros em seu empreendimento imobiliário na década de 1970, além de lembrar a campanha patrocinada pelo republicano para condenar os ‘Cinco do Central Park’, acusados injustamente de estupro.
Trump foi questionado sobre comentários anteriores em que ele sugeriu que Kamala “de repente se tornou negra” por conveniência política. Em resposta, o ex-presidente afirmou que “não dá a mínima” sobre a raça da vice-presidente: “Eu não me importo com o que ela é. Você dá muita importância a alguma coisa, eu não dou a mínima. O que quer que ela queira ser, está tudo bem para mim”, disse Trump ao tentar se defender. “Eu li em algum lugar que ela não era negra. E então eu li que ela era negra, qualquer uma delas estava bem para mim”.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
Harris, a primeira mulher negra e de ascendência asiática a ocupar o cargo de vice-presidente nos EUA, chamou os comentários de “trágicos” e aproveitou a oportunidade para criticar o histórico de Trump em questões raciais. “Honestamente, acho que é uma tragédia termos alguém que quer ser presidente e que consistentemente, ao longo de sua carreira, tentou usar a raça para dividir o povo americano. Sabe, eu realmente acredito que a grande maioria de nós sabe que temos muito mais em comum do que aquilo que nos separa. E não queremos esse tipo de abordagem que está constantemente tentando nos dividir, especialmente por raça. E vamos lembrar como Donald Trump começou. Ele era proprietário de terras. Ele possuía terras. Ele possuía prédios. E ele foi investigado porque se recusou a alugar imóveis para famílias negras”, lembrou a candidata democrata.
Ela trouxe à tona o caso dos “Cinco do Central Park”, quando Trump pediu a execução de jovens negros e latinos que foram injustamente condenados por estupro. “Este é o mesmo indivíduo que publicou um anúncio de página inteira no New York Times pedindo a execução de cinco jovens negros e latinos que eram inocentes, os Cinco do Central Park”.
Pesquisas realizadas pela CNN logo após o debate indicaram que a maioria dos espectadores considerou que Kamala Harris se saiu melhor no confronto. Cerca de 63% dos entrevistados apontaram a vice-presidente como vencedora, enquanto 37% optaram por Trump.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada