Torcedores espanhóis são condenados à prisão por insultos racistas contra Vinícius Júnior

0
Torcedores espanhóis são condenados à prisão por insultos racistas contra Vinícius Júnior
Foto: Reprodução

Cinco torcedores do Real Valladolid, da Espanha, foram condenados na última quinta-feira (15) a um ano de prisão por proferirem insultos racistas contra o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid. O caso ocorreu durante partida do Campeonato Espanhol 2022/2023, disputada no estádio José Zorrilla, em Valladolid.

Além da pena de prisão, os acusados terão de pagar multa de 1.620 euros (cerca de R$ 10,2 mil) e estão proibidos de exercer profissões ou atividades relacionadas a educação, esporte e lazer por quatro anos. As sanções devem ser ratificadas no próximo dia 21 de maio pelo Tribunal de Valladolid. Os torcedores foram identificados pela Justiça espanhola após as ofensas e, em declaração por escrito, reconheceram os atos racistas e pediram desculpas.

Notícias Relacionadas


O episódio aconteceu em maio de 2023, quando Vinícius foi substituído por Luka Modric aos 43 minutos do segundo tempo da partida. Pouco depois, já fora de campo, o brasileiro comemorou um gol do Real Madrid, que venceu por 2 a 0, e foi alvo dos insultos.

Na época, o jogador reagiu nas redes sociais: “Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto, e LaLiga segue sem fazer nada. Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final, a culpa é minha.”

O caso reforçou o debate sobre o combate ao racismo no futebol espanhol, que já havia sido alvo de críticas após outros incidentes envolvendo Vinícius Júnior. A condenação é uma das primeiras aplicadas sob a nova legislação espanhola que prevê penas mais duras para crimes de discriminação no esporte.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display