A revista Time publicou na última quarta-feira, 2, a lista das personalidades mais influentes da próxima geração, a ‘Time 100 Next‘. Entre as personalidades negras, a ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco é a única brasileira a integrar a lista, que também inclui o ator britânico Arão Pierre, o cantor norte-americano Shaboozey, o jogador de basquete Jaylen Brown, além da senadora do Quênia, Crystal Asige.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajajara, foi escolhida pela revista para escrever sobre Anielle Franco. No texto, Guajajara ressaltou que Anielle “é um farol de esperança e resiliência”, além de reforçar que ela é uma “líder política em ascensão”. Guajajara destacou sua atuação à frente do Ministério da Igualdade Racial e do Instituto Marielle Franco, que homenageia a ex-vereadora do Rio de Janeiro e irmã de Anielle, finalizando com: “Ela personifica coragem e dedicação, é uma amiga leal e uma líder que está conduzindo o Brasil rumo ao século XXI”.
Notícias Relacionadas
Filmes com protagonismo negro mais aguardados de 2025 nos cinemas
Meta encerra programas de Diversidade, Equidade e Inclusão
Ao falar sobre o ator Aaron Pierre, a cineasta Gina Prince-Bythewood afirmou “Dizem que o talento está nas suas escolhas. Aaron escolheu usar seus imensos dons para dar vida e humanidade a personagens negros que, com muita frequência, não são agraciados com essa graça. Ele é um dos nossos próximos grandes nomes”. Pierre interpreta Malcom X na série ‘Genius: MLK/X’ do Disney Plus, além de ter dado voz a Mufasa no live-action de ‘O Rei Leão’.
A senadora do Quênia, Crystal Asige, é uma figura de destaque no parlamento, representando pessoas com deficiência e grupos de interesse especial. Além de sua atuação política, Crystal é uma premiada musicista e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, sendo referência em mobilidade inclusiva e transporte. Com uma carreira marcada por seu trabalho em design universal e acessibilidade, ela lidera projetos que visam promover desenvolvimento inclusivo na África. Formada pela Universidade do Oeste da Inglaterra, Crystal também tem experiência como membro do conselho da Anistia Internacional do Quênia, além de ser uma pesquisadora publicada e consultora de diversidade, equidade e inclusão. Eddie Ndopu, defensor dos direitos dos deficientes na África do Sul, descreveu Asige como “uma verdadeira mulher renascentista, provando o que eu sempre soube— ter uma deficiência é compatível com uma vida extraordinária”.
Shaboozey, segundo artista negro a ocupar o primeiro lugar nas paradas country dos Estados Unidos, foi descrito pelo rapper Jelly Roll como alguém “genuíno com suas palavras”. “Ele é celebrado por muitas razões, sendo seu talento uma das mais óbvias”, pontuou Roll, que também disse que como nascido em Nashville, capital do Tennessee, nos EUA, sentir orgulho de ter Shaboozey como um representante da música country, onde o ritmo predomina.
A estrela do basquete Jaylen Brown tem se destacado não só pelo talento nas quadras, mas por ter recusado ofertas de mais de US$ 50 milhões de grandes empresas de tênis que patrocinam jogadores para lançar a própria marca, a 741, o que deve acontecer no dia 22 de outubro. Além disso, Brown tem promovido iniciativas para promover o empreendedorismo na comunidade negra em seu país. Colin Kaepernick, astro da NFL, afirmou que Jaylen Brown “não é apenas um atleta; ele é um farol de esperança, nos mostrando que o verdadeiro poder está em elevar os outros. Eu o apoio, inspirado pelo caminho que ele está abrindo para todos nós”.
Confira as demais personalidades negras que compõem a lista:
Notícias Recentes
Diva Guimarães, professora que emocionou o Brasil na Flip de 2017, morre aos 85 anos
Espetáculo "Benjamim, O Palhaço Negro" estreia com nova linguagem cenográfica em São Paulo