Segundo o relatório “Pessoas Negras no Brasil”, lançado pelo Movimento Black Money e a Opinion Box, 56% dos consumidores preferem comprar em empresas que apoiam a diversidade racial. “Temos um avanço sobre consumo consciente para equidade racial, no entanto ainda estamos longe de movimentar o quanto poderíamos”, avalia Nina Silva, CEO do MBM.
A pesquisa inédita ouviu mais de 2 mil pessoas negras e não-negras para responder um questionário relacionado à raça no país.
Notícias Relacionadas
Juliana Alves reflete sobre 21 anos de carreira: "Conquistei respeito e reconhecimento que não tinha antes"
"Aos 50, quem me aguenta?", Edvana Carvalho fala sobre negritude, maturidade e o empoderamento feminino em seu primeiro solo no teatro
“Para as marcas, lideradas por pessoas negras ou não, fica um alerta importante por parte dos consumidores. Não adianta se posicionar em relação a pautas raciais e não realizar ações que comprovem esse posicionamento. 1 em cada 3 pessoas negras já percebeu que, na prática, algumas empresas se utilizam de questões raciais apenas para lucrar”, aponta o relatório.
Cerca de 70% das pessoas afirmam comprar produtos voltados para a população negra ou que valorizam elementos da cultura afro. Além de apoiar marcas e negócios de pessoas negras, cerca de metade dos entrevistados também já se posicionou de forma contrária a empresas que se envolveram em casos de racismo.
Veja o relatório completo aqui.
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar