Mais um suspeito de envolvimento na morte da líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete foi detido na Bahia. Ydney Carlos dos Santos, conhecido como “Café”, foi preso na noite de terça-feira (23) no bairro de Stella Maris, em Salvador. Ele é o quarto suspeito a ser preso por participação no crime, sendo acusado de colaborar na execução da líder comunitária.
De acordo com a Polícia Civil da Bahia, o suspeito foi encontrado com uma pistola e drogas no momento da prisão. Ele estava foragido desde novembro de 2023. Ao todo, cinco pessoas foram denunciadas por suspeita de participação no crime.
Notícias Relacionadas
Pesquisa Datafolha revela que 60% dos pardos no Brasil não se consideram negros
"Você gosta de cabelo duro? Você gosta de neguinha?": Gaviões da Fiel desliga Ana Paula Minerato após fala racista contra cantora
As investigações indicaram que Ydney Carlos dos Santos atuava como assistente direto de Marílio dos Santos, acusado de ser o mandante do crime. Ydney teria participado do planejamento do assassinato de Mãe Bernadete, que foi morta com 25 tiros na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares.
De acordo com o Ministério Público, a ialorixá morreu porque lutava contra o tráfico de drogas na região em que morava e se posicionou contrariamente à construção de uma barraca em área de preservação ambiental que Marílio e Ydney usariam para vender drogas.
Mãe Bernadete era ex Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Região Metropolitana de Salvador. Ela era também mãe de Flavio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como ‘Binho do Quilombo’, vítima fatal de um assassinato em 2017, ocorrido dentro de seu carro, nas proximidades da Escola Centro Comunitário Nova Esperança, situada em Pitanga dos Palmares.
Notícias Recentes
"Eu gosto de viver": Isabel Fillardis narra desafios pessoais e familiares em seu primeiro livro
Courtney B. Vance substitui Lance Reddick no papel de Zeus na série 'Percy Jackson e os Olimpianos'