A partir do dia 20 de novembro estará disponível na plataforma Sesc Digital, o curso Dispositivo de Racialidade, ministrado pela filósofa Sueli Carneiro. Gratuito e acessível online, o curso propõe uma análise aprofundada sobre como o racismo se estrutura e perpetua na sociedade brasileira, utilizando o conceito de “dispositivo”, formulado pelo filósofo francês Michel Foucault.
Ao longo de seis aulas, a intelectual apresenta as ideias centrais de sua tese de doutorado, defendida em 2005 na USP e que resultou no livro “Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser“, lançado em 2023 pela editora Zahar. A obra articula conceitos como biopoder, epistemicídio e interdições sociais para explicar os mecanismos que sustentam a supremacia branca no Brasil e limitam o pleno exercício da cidadania para a população negra.
Notícias Relacionadas
Beyoncé e sua influência cultural e política se tornam tema de novo curso na Universidade de Yale em 2025
Estudantes brancos do 9º ano têm desempenho superior em Português e Matemática em relação aos negros
O curso também traz discussões sobre o pensamento do filósofo jamaicano Charles Mills e destaca a relevância da ação coletiva na resistência ao racismo e na promoção de mudanças sociais. Para enriquecer o conteúdo, depoimentos de importantes ativistas do movimento negro – como Edson Cardoso, Sônia Maria Pereira, Fátima Oliveira e Arnaldo Xavier – são interpretados por atores como Thomás Aquino, Grace Passô, Naloana Lima Costa e Jhonas Araújo, criando uma ponte entre teoria e prática.
Disponível na plataforma de educação a distância do Sesc (sescsp.org.br/ead), o curso reflete o compromisso da instituição com a democratização do acesso ao conhecimento e o fortalecimento do debate sobre igualdade racial.
Notícias Recentes
'Mufasa: O Rei Leão’ reacende memórias e apresenta novas lições
Thiaguinho será atração principal em intervalo de jogo da NBA