Baseada em sua própria experiência com o uso de wig, que significa ‘peruca’ em inglês, a nigeriana Isoken Igbinedion fundou uma startup que utiliza inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para criar perucas personalizadas para mulheres negras. A Parfait, que recebeu investimento da estrela do tênis, Serena Williams através de sua empresa Serena Ventures, tem se destacado ao oferecer produtos que atendem às necessidades específicas dessas consumidoras.
A inspiração para a criação da Parfait veio da própria experiência de Isoken. Aos dez anos, após sofrer uma reação química que resultou na queda de seu cabelo natural, ela passou a usar perucas durante boa parte da infância e adolescência. Vivendo em um bairro predominantemente branco nos Estados Unidos, ela se sentia forçada a se assimilar culturalmente e fenotipicamente. “Eu parecia tão diferente de todo mundo e, não importa o que acontecesse, eu era intimidada pela textura do meu cabelo”, disse em entrevista para a revista Essence.
Notícias Relacionadas
Instituto C&A oferece capacitação em fotografia mobile para empreendedores negros da moda
Ana Telles, Nina Silva e Ismael Carvalho compartilham trajetórias na live do Inovahack
Com o tempo, seu cabelo voltou a crescer, mas a dificuldade em encontrar perucas de qualidade e acessíveis a levou a buscar uma solução tecnológica. Junto com sua irmã Ifueko, elas decidiram lançar a Parfait .No site da empresa é possível escolher, passo a passo, como você quer sua peruca, incluindo cumprimento, textura dos fios, se prefere com franja ou não e pode até informar se usará tranças enraizadas ou se prenderá o cabelo em um coque por debaixo da sua peruca. Além disso, através de reconhecimento facial, a empresa tira medidas do rosto da cliente para desenvolver a peruca de maneira personalizada.
O projeto chamou a atenção de Serena Williams, cujo fundo de risco, a Serena Ventures, decidiu investir na empresa. “A missão da Parfait de alavancar a IA para resolver problemas essenciais tanto para a indústria de tecnologia quanto para as comunidades de cor é algo em que nós, da Serena Ventures, acreditamos desde o início”, afirmou a tenista em comunicado.
Com o crescimento acelerado, a Parfait firmou recentemente uma parceria de varejo com a rede norte-americana Ulta Beauty, permitindo que clientes possam consultar estilistas em lojas físicas e receber orientações personalizadas para a compra de perucas. Além disso, a parceria oferece serviços como lavagem, instalação e atualização das perucas adquiridas.
Isoken destaca que essa parceria vai além dos serviços de beleza. “Estou muito animada por poder criar um espaço institucional que acho que nossa comunidade nunca teve antes. Onde você pode entrar em um lugar e se sentir confortável porque suas necessidades únicas serão atendidas”, afirma.
Notícias Recentes
MP-BA apura acusações de racismo religioso contra Claudia Leitte por substituir Iemanjá por Jesus em música
Espetáculo “Ray – Você não me conhece”: A entrega potente de um elenco extraordinário