Quatro jornalistas negros participam do ‘Journalism & Democracy Imersion Program’ (Programa de Imersão em Jornalismo e Democracia), na Universidade do Sul da Flórida (USF), nos Estados Unidos. A ação, que é fruto de uma parceria entre a Embaixada e Consulado dos Estados Unidos com a USF, visa proporcionar uma série de atividades e componentes para oferecer aos participantes uma compreensão mais profunda dos desafios, responsabilidades e oportunidades que o jornalismo desempenha em sociedades democráticas.
A jornalista Basília Rodrigues, jornalista e analista de política da CNN, participa do programa. Para ela, o intercâmbio é uma ação que merece ser aplaudida pela importância do tema. “Apesar do enorme interesse do eleitorado, pelo mundo, no processo de escolha de seus presidentes, muitos vivem em uma bolha de desinformação. Há muito interesse de estar por dentro das notícias, ao mesmo tempo que também há a disseminação de informações falsas. Alguns agem assim por efeito manada, outros colaboram com essa circulação de mentiras conscientemente — é um crime contra a nossa capacidade de tomar decisões, desde as mais simples às mais complexas“, diz ela em entrevista ao MUNDO NEGRO. “Vivemos na era da hiperinformação mas de baixa qualidade e confiabilidade. Todas as iniciativas de aperfeiçoamento dos jornalistas profissionais, quem tem responsabilidade pela emissão da verdade, devem ser aplaudidas”.
Notícias Relacionadas
Fotógrafa pernambucana vence prêmio nacional com série sobre tradição afro-brasileira
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
A jornalista Luciana Barreto (Ex-CNN e TV Brasil), a repórter e colunista de política Edilene Lopes (Itatiaia), e o repórter Luiz Paulo Souza (Veja) também fazem parte do ‘Journalism & Democracy Imersion Program’ em conjunto com outros 11 profissionais da comunicação brasileira. “Tem sido incrível. Estamos estudando com gente que pensa a democracia, ao mesmo tempo que temos a metade do dia com imersão em inglês“, relata Luciana. “Essa experiência de estar o dia inteiro estudando, vivendo esse vocabulário, fazendo essa vivência em inglês tá sendo bem importante, vamos produzir alguns conteúdos em inglês e tem sido ótimo”.
Notícias Recentes
Fotógrafa pernambucana vence prêmio nacional com série sobre tradição afro-brasileira
Séries com protagonismo negro que estreiam em 2025