O Colóquio Por uma Pedagogia Antirracista ocorreu presencialmente em 18 de outubro de 2019 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Contando com quatro mesas de debate, foi coordenado pelo Coletivo Malungo, com a proposta de discutir estratégias de combate ao racismo institucional, e o racismo estrutural, que provoca a reflexão sobre os conceitos de racismo como fundamento estruturador das relações sociais.
A programação fez parte da a ação Do 13 ao 20 – (Re)existência do povo negro, que acontece no período de 13 de maio a 20 de novembro e no 21 de maio, desse ano, a rede Sesc disponibilizará quatro vídeos, desses debates, em forma de podcast, o Colóquio Por uma Pedagogia Antirracista e uma live com a cantora Virgínia Rodrigues.
Notícias Relacionadas
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety
Confira a programação:
O primeiro ‘videocast’, será do pesquisador e mestrando em História Thiago Kairu, que tratou da formação dos professores para a construção de uma escola mais tolerante e inclusiva.
A segunda participante é Cidinha da Silva, com uma reflexão sobre a Produção Literária sobre o prisma do Genocídio da População Pobre, Preta e Periférica. Cidinha da Silva é historiadora. Presidiu o Instituto da Mulher Negra – Geledés. Fundou o Institulo Kuanza e foi gestora de cultura na Fundação Cultural Palmares.
Juliana Vicente, diretora e fundadora da Preta Portê Filmes, é a terceira participante e abordou o racismo na mídia, como os estereótipos ou ausências de representatividade negra reafirmam a amplitude do racismo estrutural.
Encerrando o encontro, o Dj Kl Jay, falou sobre o Movimento Hip Hop em Combate ao racismo, pontuando como o empoderamento vem de novos protagonistas no cenário cultural, personagens ativos na construção de uma vida melhor, mais digna e não acomodada com as injustiças e preconceitos sociais que nos cercam.
Dj Kl Jay, junto de Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue fundou os Racionais MC’s em 1989. Com o rapper Xis fundou a gravadora 4P. KL Jay também é sócio da gravadora Cosa Nostra junto dos integrantes dos Racionais e possui seu selo individual – Equilíbrio.
Notícias Recentes
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro