A maior exposição já realizada no Brasil que celebra artistas negros, intitulada “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, abriu as portas no SESC Belenzinho, situado na zona leste da cidade de São Paulo. Com entrada gratuita, a produção representa um esforço de pesquisa que durou cinco anos e que resultou na seleção final de 240 artistas presentes dentro da exposição.
A mostra abrange mais de 300 obras, englobando pinturas, fotografias e instalações, todas produzidas ao longo de um espectro temporal que abarca desde o final do século XVIII até o século XXI. A exposição foi concebida sem uma estrita ordem cronológica, permitindo a união de distintas linguagens artísticas e estilos. A partir de 2024, parte das artes escolhidas circularão por espaços do SESC em todo o país.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
“É uma exposição saturada, cheia, lotada. É uma resposta àquela pergunta: ‘Onde estão os negros na arte brasileira?’. Esse espaço diz: isso não é uma onda, nem algo recente. É uma lista interminável, e apenas uma pequena parte do que podemos mostrar”, disse o historiador gaúcho Igor Simões, um dos curadore-chefe da exposição, em entrevista para a Veja-SP. “Esta não é uma mostra celebratória, em nenhum momento. É profundamente crítica. Sendo a primeira deste tamanho no Brasil, há motivo para comemoração?”.
Exposição: Dos Brasis: arte e pensamento negro
ENTRADA GRATUITA
Local: Sesc Belenzinho (R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho)
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 18h
Período expositivo: 3 de agosto de 2023 a 28 de janeiro de 2024
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas