No universo do turismo afro-brasileiro, Salvador brilha mais uma vez. Na recente edição do 2° Prêmio de Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro, a capital baiana foi coroada como o ‘Melhor Destino Nacional’. O evento ocorreu na segunda-feira, 15, no Expo Center Norte, em São Paulo, destacando Salvador como um epicentro vivo da cultura afro-brasileira. O reconhecimento reitera sua posição como um ícone do turismo negro no Brasil e no mundo.
Enquanto Salvador celebra essa conquista, outros grandes vencedores foram anunciados, evidenciando o crescimento e a diversidade do afroturismo em todo o país. Entre os destaques, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) foi homenageada como a ‘Melhor Empresa do Setor’, enquanto sua coordenadora de afroturismo, Tânia Neres, recebeu o título de melhor profissional da área.
Notícias Relacionadas
Floresta dos Guarás: Um mergulho nas raízes afro-brasileiras e no turismo comunitário no Maranhão
Afropresstrip, organizada pelo Guia Negro, percorre 14 cidades e 11 quilombos e destaca herança ancestral negra do Maranhão
“2023 foi mesmo o ano de Salvador no turismo com festivais como o Liberatum e o Afropunk, o lançamento do filme Renaiscense, com a presença da cantora Beyoncé, além da segunda edição do festival Salvador Capital Afro e do festival de Afrofuturismo da Vale do Dendê. Nós do Guia Negro, realizamos a Caminhada Salvador Negra durante todos os sábados do ano pela primeira vez, além da maior Caminhada Negra de todos os tempos em parceria com o Shopping Center Lapa”, destacou Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro.
A Colômbia também recebeu destaque como o ‘Melhor Destino Internacional’, ressaltando sua rica conexão com a diáspora africana. “Um dos grandes portos de desembarque de africanos no Caribe, Cartagena abriga San Basilio de Palenque (um dos grandes quilombos do Caribe) e as Palenqueras (mulheres negras comerciantes) que colorem as ruas da cidade amarela”, afirma Solange Barbosa, fundadora da Rotas da Liberdade.
A Brafrika Viagens foi reconhecida como a empresa de afroturismo ‘Destaque do Ano’, demonstrando seu compromisso com experiências autênticas e inclusivas. Além disso, o Pelourinho, em Salvador, foi reconhecido pelo prêmio como a ‘Melhor Atração Turística’, destacando-se como um ponto de encontro entre passado e presente, onde a história negra do Brasil ganha vida.
Confira todos os vencedores do 2° Prêmio do Afroturismo:
1 – MELHOR PROFISSIONAL DO AFROTURISMO: TÂNIA NERES
2 – MELHOR DESTINO NACIONAL: SALVADOR
3 – MELHOR DESTINO INTERNACIONAL: COLÔMBIA
4 – EMPRESA DE AFROTURISMO DESTAQUE DO ANO: BRAFRIKA VIAGEM
5 – EMPRESA PARCEIRA DO AFROTURISMO (negócio da área de turismo ou de outros setores que apoia ações do afroturismo): Embratur
6 – MELHOR ROTEIRO DE AFROTURISMO: PEQUENA ÁFRICA (Rio)
7 – MELHOR CONTEÚDO DE AFROTURISMO: AFROTURISMO, AFETO, AFRONTA E FUTURO
8 – MELHOR HOSPEDAGEM BLACK FLIENDLY: DIASPORA.BLACK
9 – MELHOR RESTAURANTE DE AFROEMPREENDEDOR: CASA OMOLOKUN (RIO)
10 – MELHOR ATRAÇÃO TURÍSTICA: PELOURINHO
Notícias Recentes
‘Quem, além de Beyoncé, poderia fazer esse tipo de espetáculo?’, diz The New York Times sobre show de intervalo da NFL
Retrospectiva 2024: os avanços do povo negro no Brasil