Geógrafa norte-americana, Ruth Gilmore, discute abolicionismo penal e capitalismo racial na Unicamp

0
Geógrafa norte-americana, Ruth Gilmore, discute abolicionismo penal e capitalismo racial na Unicamp
Foto: Stephan Röhl/Wikipedia/Divulgação

Nesta terça-feira, 15 de outubro, a partir das 18h30, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe a geógrafa norte-americana Ruth Wilson Gilmore para o painel “Do capitalismo racial à geografia da Abolição”, um dos destaques da Semana da Geografia 2024. Gilmore, reconhecida internacionalmente por sua atuação como abolicionista penal, é também professora de Geografia em Ciências da Terra e do Ambiente na City University of New York.

Durante o evento, ela discutirá a relação entre o sistema prisional, o capitalismo e as desigualdades raciais. Além disso, Gilmore lançará e autografará seu mais recente livro, Califórnia Gulag: prisões, crise do capitalismo e abolicionismo penal, no qual explora o caso George Floyd e os fundamentos do abolicionismo nos EUA.

Com uma trajetória consolidada de pesquisa e militância no abolicionismo penal, especialmente voltada para a população negra, Gilmore promete trazer reflexões profundas durante sua apresentação. A geógrafa pretende traçar paralelos entre o passado e o presente, destacando que a abolição da escravidão nos Estados Unidos foi um processo inacabado. Essa análise crítica torna ainda mais relevante a discussão sobre as estruturas de opressão que permanecem até hoje, algo que certamente instigará debates intensos entre os presentes.

Notícias Relacionadas


Além do painel, o público terá a chance de se aproximar ainda mais do trabalho de Gilmore com o lançamento de seu novo livro, “Califórnia Gulag”, que é um dos destaques da Semana da Geografia. A obra aborda a crise prisional nos Estados Unidos a partir de uma perspectiva abolicionista, e tem como foco as interseções entre racismo, capitalismo e justiça social. O evento terá tradução simultânea e será transmitido ao vivo pelo YouTube, possibilitando que um público mais amplo possa acompanhar.

A vinda de Gilmore ao Brasil faz parte de uma agenda de diálogos com movimentos sociais e acadêmicos, nos quais ela busca fortalecer as discussões sobre justiça racial e social. Recentemente, a geógrafa também esteve presente em eventos no Rio de Janeiro e no Maranhão. A transmissão ao vivo pelo YouTube e a tradução simultânea são uma oportunidade para que ainda mais pessoas possam participar dessas discussões essenciais.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display