Após indicação do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 60, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 77, aprovou a escolha de Rodrigo Monteiro, 53, para a diretoria de fiscalização do Banco Central (BC). Caso a indicação se concretize, Monteiro se tornará o primeiro diretor preto da história da autarquia especial.
Rodrigo Monteiro é servidor de carreira do BC. Ele é formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalhou nos últimos 18 anos na área de fiscalização, sendo 11 como chefe-adjunto do departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias.
Notícias Relacionadas
Exonerações e racismo fragilizam a confiança entre o governo e o movimento negro
Heinz retira do ar propagandas acusadas de racismo e emite pedido de desculpas
A nomeação de Monteiro precisa agora ser aprovada pelo Senado. Nesta última terça-feira (21), Lula assinou um decreto que garante reserva de 30% para pessoas negras em cargos comissionados e de confiança no governo federal. A medida faz parte de um pacote anunciado durante cerimônia no Palácio do Planalto, que celebrou os 20 anos de políticas de igualdade racial. De acordo com texto, foi estabelecido o prazo de até 2025 para que a administração pública alcance o percentual mínimo de reserva de vagas.
Notícias Recentes
Aldis Hodge desponta como favorito dos fãs para ser o novo Pantera Negra
Aaron Pierre sobre interpretar o jovem Mufasa: "É uma honra dar voz ao que me fez sentir 'visto, ouvido e incluído' na infância"