Em mais um trabalho autoral e de direção no teatro, Rodrigo França estreará o monólogo “Capiroto”, em São Paulo, no dia 10 de outubro. O espetáculo escrito e dirigido por ele tem como objetivo, de maneira bem-humorada, “desdemonizar” diversas entidades não cristãs. A peça estará em cartaz na Sala Paschoal Carlos Magno, do Teatro Sérgio Cardoso a partir do dia 10 de outubro e vai até 8 de novembro de 2023, com apresentações às terças e quartas, às 19h.
“Os seres humanos frequentemente atribuem sua própria maldade a figuras que não podem se defender. Muitas vezes, as pessoas não assumem a responsabilidade por suas ações e não se respeitam mutuamente. Historicamente, algumas religiões têm ‘demonizado’ deuses e divindades não cristãs por razões políticas. ‘Capiroto’ visa discutir esses comportamentos.”, comentou o artista.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
De acordo com França, a religião serve apenas como pano de fundo na peça: “Na verdade, escolhi evocar essa figura simbólica para explorar o poder e o patriarcado, conceitos fundamentais em nossa sociedade. O personagem-título ilustra como essas ideias são construções culturais, econômicas e sociais europeias que não eram presentes nas Américas pré-colonização ou nas nações africanas.”
A tarefa de interpretar esse personagem icônico foi confiada ao artista Leandro Melo, conhecido por suas atuações em espetáculos como “Los Hermanos – Musical Pré Fabricado” (Michel Melamed), “ABBA – People Need Love” (Carlos Alberto Serpa), “Bibi, Uma Vida em Musical” (Tadeu Aguiar), “Elis, A Musical” (Dennis Carvalho) e “Dzi Croquettes” (Ciro Barcelos).
“Espero que as pessoas saiam do teatro refletindo sobre a maldade que existe dentro delas. Afinal, somos todos feitos de sentimentos positivos e negativos, e precisamos lutar constantemente para nos tornarmos melhores seres humanos.”, afirmou Melo.
Em 2021, o espetáculo esteve em cartaz no Rio de Janeiro, no Teatro Prudential e no Teatro Firjan SESI Centro, conquistando sessões lotadas e elogios tanto da crítica quanto do público. Contudo, devido às restrições da pandemia de Covid-19 naquela época, esta temporada em São Paulo representa o primeiro retorno do espetáculo a um teatro funcionando com capacidade máxima de espectadores.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas