Retirado de circulação, livro infantil romantizava escravidão com crianças brincando em navio negreiro

0
Retirado de circulação, livro infantil romantizava escravidão com crianças brincando em navio negreiro

Editora Malê, voltada para a valorização da autoria negra, se retirou de projeto conjunto com a Cia das Letras, editora responsável pelo “Abecê da Liberdade”

“Abecê de Liberdade”, escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta e ilustrado por Edu Oliveira – todos brancos – , pretendia contar a história do abolicionista Luiz Gama, mas em vez de honrar a trajetória do advogado e jornalista, ilustrava o porão de um navio negreiro como um espaço lúdico, e as correntes como cordas de pular.

Notícias Relacionadas


“Eu, a Getulina e as outras crianças estávamos tristes no começo, mas depois fomos conversando, daí passamos a brincar de pega-pega, esconde-esconde,  escravos de Jó (o que é bem engraçado porque nós éramos escravos de verdade”, diz um trecho da obra. 

Em comunicado aos leitores e à imprensa, a editora Companhia das Letras, responsável pela publicação, disse: “Lamentamos profundamente que esse ou qualquer conteúdo publicado pela editora tenha causado dor e/ou constrangimento aos leitores ou leitoras. Assumimos nossa falha no processo de reimpressão do livro, que foi feito automaticamente e sem uma releitura interna, e estamos em conversa com os autores para a necessária e ampla revisão”. 

Na manhã desta segunda-feira (13), a editora Malê, voltada para a valorização da autoria negra e da diversidade na literatura, anunciou seu desligamento  do projeto “Por uma escola afirmativa: construindo escolas antirracistas”, idealizado pela Editora Companhia das Letras.

“A Malê reafirma o seu compromisso com as vidas negras, com uma educação antirracista — que se coloca anterior à questão mercadológica. Repudiamos a desumanização dos indivíduos negros na literatura e entendemos que práticas discursivas racistas (inclusive na literatura) refletem diretamente na permanente situação de vulnerabilidade à morte em que vive a população negra”, disse o comunicado da editora.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display