Ao longo de cinco décadas, Gloria Maria marcou a história da televisão brasileira, com reportagens marcantes, entrevistas exclusivas e viagens por centenas de países. No dia da morte da jornalista, na última quinta-feira (2), todos os telejornais da TV Globo e da GloboNews relembraram momentos importantes da sua trajetória.
O pioneirismo, o legado e o jeito único de fazer jornalismo fizeram Gloria Maria extrapolar os limites dos telejornais. A vivência adquirida em reportagens no Brasil e mundo afora pela jornalista com rodinhas nas pernas, como costumavam chamá-la por conta de sua paixão por viagens, a transformou também em uma personagem cobiçada pelos programas de entrevistas. Para realizar uma homenagem que represente um pouco da grandeza de Glória, a Rede Globo prepara uma série de homenagens à jornalista na programação da TV Globo, GloboNews, GNT, Multishow, VIVA, Globoplay, g1 e Canal Brasil.
Notícias Relacionadas
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas
As homenagens iniciaram já no dia do falecimento de Glória, a programação da TV Globo foi reestruturada para homenagear a jornalista. No ‘Lady Night’, foi ao ar a entrevista em que Gloria não fugiu das perguntas desconcertantes de Tatá Wernerck, o mesmo episódio foi reprisado no mesmo dia pelo Multishow e irá ao ar novamente no domingo, às 18h30.
O canal VIVA exibiu no dia 2, antes do capítulo de “Caminho das Índias”, uma edição especial da entrevista de Gloria Maria no remake do TV Mulher. No episódio, Marília Gabriela conversa com a jornalista sobre vida profissional, viagens e questões raciais.
O Canal Brasil exibiu nessa madrugada, à 0h30, a entrevista de Lázaro Ramos com Gloria Maria no programa ‘Espelho’, gravada há 10 anos, em que a jornalista fala sobre o início da carreira, família, preconceito e representatividade.
Na sexta-feira, dia 3, no horário da Sessão da Tarde, a TV Globo reexibiu duas reportagens de Gloria Maria no ‘Globo Repórter’ em viagem pela costa da China. Na atração, foi possível rever a jornalista saltando do maior bungee jump do mundo, em Macau, e se divertindo ao alimentar um urso panda em Hong Kong. E, após o ‘Jornal da Globo’, o ‘Conversa com Bial’ reprisa a entrevista concedida por Gloria Maria e exibida no aniversário da TV brasileira, dia 18 de maio de 2020. A Pedro Bial, seu amigo pessoal e com quem ancorou o ‘Fantástico’ por quase 10 anos, Gloria relembrou momentos importantes de sua carreira e falou sobre o racismo sofrido no exercício de seu ofício em uma entrevista por vídeo, feita durante a pandemia. A entrevista também será exibida pela GloboNews no próximo sábado, dia 4, às 23h.
Outras homenagens
Em sua homenagem, o GNT reapresenta hoje (3), às 22h50, o ‘Papo de Segunda’, exibido pela primeira vez em março de 2021, com a presença da jornalista como convidada. No episódio, Glória fala sobre etarismo e sapiossexualidade com Emicida, Fábio Porchat, João Vicente de Castro e Chico Bosco. Em seguida, à 0h20, no ‘Que História é Essa, Porchat?’, será possível relembrar uma experiência curiosa de Gloria Maria em uma viagem ao Himalaia.
No sábado, dia 3, a partir das 22h30, o GNT também exibe um episódio do ‘Saia Justa’ no qual a jornalista conversa com as Saias sobre autoestima, o sagrado de cada um e a informalidade do carioca. Já meia-noite, o canal reexibe a entrevista de Gloria no ‘Marília Gabriela Entrevista’. Por fim, no dia 4, às 22h30, é reprisada a conversa de Karol Conka com Glória Maria e Palloma Maremoto sobre sentir-se bem na própria pele no ‘Superbonita’.
A viagem de Gloria Maria durante o inverno congelante da Noruega, um dos países mais frios do mundo, será reexibida pela GloboNews no próximo sábado, dia 4, às 9h e no domingo, dia 5, às 17h. Neste Globo Repórter, a jornalista mostrou como é viver em um lugar onde o branco da neve domina as paisagens durante metade do ano e a luz do dia dura apenas três horas. Dormiu em um hotel de gelo, onde as temperaturas chegam a 40º negativos, mergulhou num fiorde congelante e andou de trenó em uma pista de dois quilômetros de extensão e pura adrenalina, os pequenos veículos não têm freio e podem chegar a 20 quilômetros por hora. Um clipe com momentos marcantes da carreira da jornalista também será exibido pelo Especial de Domingo da GloboNews, que vai ao ar a partir das 18h.
O g1 também prepara uma série de matérias e vídeos para homenagear e relembrar a carreira de Gloria Maria, como reportagens marcantes pelo ‘Globo Repórter’, algumas das viagens para mais de 160 países, o pioneirismo na profissão, além de uma lista com cinco momentos em que Gloria Maria foi transgressora e quebrou barreiras no jornalismo. Dentre os inúmeros grandes momentos, um resgate de matérias feita por ela em diversos estados brasileiros, os memes históricos protagonizados e a comoção da despedida, a partir de depoimentos de famosos, políticos e autoridades. O especial também reúne conteúdo em vídeo, a partir de uma seleção de playlists que trazem reportagens do ‘Fantástico’ e ‘Globo Repórter’, as homenagens dos jornalistas e a trajetória completa de Glória Maria.
No Globoplay, toda a cobertura jornalística e as homenagens da TV Globo e da Globo News à Gloria estão em destaque. No trilho “Relembre Gloria Maria”, estão disponíveis programas e reportagens marcantes dela ou com ela em atrações como ‘Programa do Jô’, ‘Lady Night’ e ‘Conversa com Bial’, assim como suas emblemáticas entrevistas com Michael Jackson, Madonna, Elton John, entre outros.
Notícias Recentes
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas