“Se poder é bom, eu também quero”. A frase, dita pela TEDx Speaker, Conselheira e Colunista de Carreira e Negócios no Mundo Negro, Sauanne Bispo, durante a cerimônia de premiação da Powerlist Mulheres Negras Mudam Histórias, que aconteceu em São Paulo na tarde desta sexta-feira, 27, reflete a importância do evento e das trajetórias inspiradoras compartilhadas pelas 10 mulheres negras reconhecidas por suas histórias de sucesso na carreira e como estão transformando a realidade ao seu redor.
Comandada pela jornalista Silvia Nascimento, CEO e fundadora do site Mundo Negro, a agenda do dia contou com um talk que reuniu as colunistas do veículo, Viviane Elias Moreira, Sauanne Bispo e Kelly Baptista, que destacaram a importância do apoio de outras mulheres negras em suas trajetórias e a necessidade de se fortalecer: “Não é só questão financeira. É sobre entender que você é digna de ter em qualquer esfera”, ressaltou Sauanne, que teve sua fala corroborada por Kelly Baptista, que reconheceu a importância da mulher negra “reconhecer seu valor”.
Ponto alto do dia, a entrega do prêmio às mulheres negras contou com representantes das empresas apoiadoras do evento, Marcinha Silveira e Luana Tomaz, que atuam na L’Oréal Paris, L’Oréal Group, além de Carol Garrido e Thayná Nascimento, da Ambev. A Fenty Beauty, marca de maquiagem exclusiva de Rihanna, também foi uma das apoiadoras da premiação.
“Cada uma delas representa o poder da nossa comunidade, a força da mulher negra, e a importância de estarmos em espaços onde, por muito tempo, não fomos vistas ou reconhecidas”, apontou a Silvia Nascimento.
Homenageadas, a dermatologista Camila Rosa, a empreendedora e comunicadora Bárbara Brito, a atriz, influenciadora e ativista Gabriela Loran, a executiva tech, professora e designer de futuros Grazi Mendes, a especialista em inclusão e diversidade na área de Beleza, Marcele Gianmarino, a especialista em Recursos Humanos, Íris Barbosa, a diretora global de tecnologia de soluções de negócios da Vale, Vânia Neves, a empreendedora e investidora Camila Farani, a diretora de Marketing da Globo, Samantha Almeida e Andreza Rocha, CEO da AfOya fizeram discursos que emocionaram as demais convidadas presentes ao compartilharem detalhes de suas trajetórias.
“Todo prêmio que a gente recebe nunca é só nosso. Isso aqui não é só meu. São de todas as que vieram antes de mim, que abriram as portas para que eu pudesse estar aqui hoje. São das que estão aqui ainda. E é tão importante ver que nós somos potências, que nós podemos, porque exatamente o que nos falta é só oportunidade, porque quando a oportunidade surgir, nós estamos prontas”, disse Gabriela Loran, embaixadora da L’Oréal Paris, ao receber o prêmio emocionada.
Já a Marcele Gianmarino, gerente de diversidade na Sephora Brasil, relembrou sua rede de apoio ao longo da jornada. “Foi no meio de mulheres pretas, que eu encontrei o acolhimento, que eu encontrei o verdadeiro amor. Se acolher nessa loucura no mundo que insiste cada dia que a gente não deveria estar aqui é muito poderoso. E um lembrete pra mim mesma: ‘eu quero ser fiel a quem eu sou’”.
O talk final, liderado pela Head de Diversidade e Inclusão em Advocacy e Influence no Grupo L’Oréal no Brasil, Márcia Silveira, teve a presença das influenciadoras Amanda Mendes e Sabrina Dibynes, que falaram sobre como o slogan da marca ‘Você Vale Muito’ impacta suas trajetórias e como a representatividade na beleza tem evoluído.