
Já tem algum tempo que o que aparece para mim sobre a novela Vale Tudo nas redes sociais tem me incomodado. E me incomoda mais ainda como algumas pessoas passaram a achar que racismo pode ser visto como entretenimento.
Quando alerto alguém sobre como é problemática a fala da personagem Odete Roitman para o aprendizado e consolidação de uma cultura racista em nosso país, ouço como resposta “mas está mostrando a realidade, muitas pessoas falam isso”. O problema é que, assim como na dramaturgia, na vida real muitas pessoas são racistas, nada é feito e o racismo continua se cristalizando.
Ou você acha que um chafalhão e um tapa na cara são respostas à altura para uma violência racista?
Já vi comentários inclusive condenando a atitude das mulheres negras que revidaram à violência racista, como se alguém fosse capaz de ter controle diante de uma violência sofrida. Mas das mulheres negras até isso é exigido.
Para mim, essas cenas explícitas de racismo ensinam racismo e não denunciam o racismo. E as consequências sofridas pela agressora deseducam mais ainda, ao passo que consideram “bem feito” somente um tapa na cara contra alguém que cometeu um crime.
Por causa dessas narrativas, muitas pessoas negras, ao sofrerem racismo, silenciam e naturalizam essa violência!
Por causa dessas narrativas, algumas pessoas se acham no direito de serem racistas, já que na novela essa violência é transmitida às claras e até com ar de deboche.
Querem denunciar o racismo na dramaturgia? Façam da forma correta, criem narrativas em que o racismo é duramente criminalizado, em que os racistas respondem judicialmente pelo crime cometido e são punidos por isso.
Continuar mostrando o racismo no horário nobre como entretenimento só fortalece práticas racistas e deseduca. Estou errada? Me fala nos comentários.
Notícias Relacionadas
Notícias Recentes


