Rachel Maia é a primeira mulher negra a assumir a presidência do conselho do Pacto Global da ONU no Brasil

0
Rachel Maia é a primeira mulher negra a assumir a presidência do conselho do Pacto Global da ONU no Brasil
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (27), diversas empresas que compõem o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram em São Paulo para decidir o novo conselho. Rachel Maia, CEO da RM Consulting, foi escolhida como a nova presidente do conselho e a primeira mulher negra a compor o cargo. Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora, assumiu a vice-presidência.

A votação foi feita de forma aberta por representantes das empresas e escolheu Rachel Maia para presidir o novo conselho do Pacto Global da ONU até 2026. Para a nova presidenta, as empresas precisam ter mais responsabilidade estratégica. “O Pacto Global da ONU no Brasil tem uma mensagem séria de que todo o setor privado tem que se envolver de forma efetiva nas questões ESG. Há anos isto acontece e eu me envolvo ao engajar empresas para serem signatárias. Agora, busco reforçar, como presidente do conselho, a importância de se ter responsabilidade estratégica”, disse Maia à EXAME.

Notícias Relacionadas


Ana Fontes, a nova vice-presidenta, disse que há uma boa expectativa de que o novo conselho possa aplicar novas ações afirmativas nos próximos três anos e ser mais representativo. “Estou muito animada com o fato de termos duas mulheres negras pela primeira vez na presidência e vice-presidência do conselho. Há uma expectativa de que a gente consiga não só dar sequência ao trabalho do conselho anterior, mas também ampliar o impacto das ações.”

Para o CEO do Pacto Global, Carlo Pereira, o novo conselho mostra uma mudança mais positiva e representativa. “Agora, temos um conselho formado por nove mulheres e um homem, um recado importante das empresas. Temos ainda uma mulher negra na presidência, o que demonstra mudanças positivas”, comentou o CEO.

Foto: Divulgação

Criado em 2000, o Pacto Global é uma iniciativa ligada à ONU para que empresas se comprometam em ações e estratégias que ajudem nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. No Brasil, nos últimos três anos, o número de empresas signatárias subiu de 600 para quase 2000 mil. 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display