
Em uma entrevista no podcast Good Hang, da amiga Amy Poehler, a criadora e estrela de Abbott Elementary, Quinta Brunson, falou sobre a complexidade de receber críticas — especialmente de mulheres negras — em relação à sua personagem, Janine Teagues. Na conversa, a criadora da série destacou que “só colocar mulheres negras na tela como super-heroínas ou figuras impecáveis, estamos criando outro tipo de pressão, outra gaiola”.
“Ela é uma personagem negra. O público negro tem tão poucos personagens representativos na tela, e a identidade da mulher negra por si só já é um tema delicado. Então, quando muitas mulheres viram Janine não se comportando como elas esperavam, isso foi difícil — e eu entendo”, disse. “Mas acho importante termos personagens que sejam mais realistas do que a melhor representação de nós mesmos. Acho que isso cria camadas para nós, não apenas na TV, mas também aos olhos do público”, continuou.
Notícias Relacionadas



Brunson explicou que, embora compreenda a frustração de parte do público, a imperfeição de Janine é proposital. “Ela é insegura, comete erros, muda de ideia — e isso é intencional. Se a gente só colocar mulheres negras na tela como super-heroínas ou figuras impecáveis, estamos criando outro tipo de pressão, outra gaiola”, explicou. A roteirista destacou que, embora Abbott Elementary não tenha sido criado como “um manifesto sobre representatividade”, a própria existência de Janine — uma professora comum, cheia de dúvidas e aprendizado — já é política e pontuou: “Personagens negros têm direito a uma jornada, não a um destino pronto. Janine vai mudar, vai crescer, vai falhar — e é isso que a torna real.”
A autora também comentou sobre a relação direta (e às vezes agressiva) que fãs estabelecem com criadores de séries. “Já recebi mensagens do tipo: ‘Por que você fez isso com o Gregory?’ ou ‘Janine não deveria ser assim’. E olha, eu respeito a paixão, mas acha mesmo que eu não pensei nisso? Que não há uma razão para ela ser como é?”
Em seu relato, Brunson contou que uma fã a abordou pessoalmente para repetir críticas que havia enviado por DM no Instagram. “Ela veio até mim numa balada e disse: ‘Você ignorou minha mensagem, então vou dizer na sua cara: não gosto do que está fazendo com a série’. É… intenso”, destacou.
Para Brunson, porém, o incômodo de algumas espectadoras é parte do processo. “Se estão discutindo, é porque se importam. E eu prefiro uma personagem que provoque debate a uma que passe batida.”
Notícias Recentes


