Mundo Negro

Quindim: o doce afro-brasileiro que encanta muitos!

Sabe a receita do quindim? Doce afro-brasileiro feito pelas mãos das mulheres pretas escravizadas e levadas para a cozinha da casa grande e que, com criatividade, adaptaram a receita do “Brisas do Lis” que, na ausência da farinha de amêndoas, utilizaram o coco, que já era abundante, fazendo com que Quindim fosse brasileiro!

Mas se diz que a palavra quindim é de origem africana, provavelmente pertencente à língua quimbundo. Então podemos concluir que o quindim é um doce feito inspirado na receita portuguesa (brisa de lis) com nome africano, mas criado no Brasil por negras africanas escravizadas. É brasileiro, enfim.

Notícias Relacionadas


Para fazer quindim, é preciso seguir a técnica à risca.

SEPARE: 12 gemas1 xícara (chá) de coco fresco ralado fino (cerca de 100g)

1 ½ xícara (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de manteiga derretida

Manteiga e açúcar para untar e polvilhar a fôrma

Preparo: Derreta a manteiga e, numa vasilha, misture-a ao coco e ao açúcar. Cubra com filme e deixe descansar na geladeira por 1 hora (descanso NECESSÁRIO!)

Enquanto gela, coloque uma peneira sobre uma vasilha média e, numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez.

Use um garfo para furar as gemas e deixe o líquido escorrer para a vasilha. Passe delicadamente as costas de uma colher pela peneira para agilizar o processo, mas sem pressionar demais – peneirar as gemas serve para eliminar a película.

Imagem: Aline Chermoula

Passado o tempo de descanso, retire a mistura de manteiga, coco e açúcar da geladeira, junte as gemas peneiradas e misture com uma espátula para incorporar.

Preaqueça o forno a 180°C.

Unte generosamente com manteiga uma fôrma de 18 cm de diâmetro com furo no meio. Polvilhe com açúcar para cobrir bem a superfície e ainda sobrar uma camadinha fina no fundo da fôrma.

Transfira a massa do quindão para a f̂orma untada. Cubra o fundo de uma assadeira com um pano de prato dobrado, coloque a fôrma do quindão sobre o pano, leve ao forno e, só então, preencha a assadeira com a água fervente até cobrir metade da fôrma.

Deixe assar por cerca 1h30, até a superfície do quindão ficar levemente dourada e sequinha. Para garantir o ponto, espete um palito: ela deve ter uma leve resistência, indicando não estar mais líquida.

Retire do forno e deixe amornar por cerca de 30 minutos, desenforme ainda morno!

Esta mesa não montei hoje, mas ficou tão linda que decidi publicar, o que você achou?

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile