Neste artigo especial para o Novembro Negro e Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 5 de novembro, recordei do filme ‘Quilombo’ (1984), estrelado por grandes estrelas como Antonio Pitanga, Tony Tornado, Grande Otelo, Zezé Motta e Antonio Pompeo, exibido no Festival de Cannes e premiado no XXIV Festival de Cinema de Cartagena.
Dirigido por Cacá Diegues, um dos importantes nomes do movimento Cinema Novo, e baseado nos livros ‘Ganga Zumba’ e ‘Palmares’, o filme se passa em meados de 1650, quando um grupo de pessoas escravizadas se rebela em um engenho de Pernambuco e segue em direção ao Quilombo dos Palmares em busca da liberdade, junto aos ex-escravizados.
Notícias Relacionadas

Entre eles está Ganga Zumba (Tony Tornado), príncipe africano e futuro líder do quilombo, que se torna padrinho de Zumbi (Antonio Pompeo). Anos depois, Zumbi se tornará símbolo da luta pela liberdade ao confrontar as ideias conciliatórias de seu padrinho e liderar Palmares contra o maior exército já mobilizado na história colonial do Brasil, ao lado da sua companheira Dandara (Zezé Motta).
O filme ‘Quilombo’ retrata os nossos heróis negros que lutaram pela liberdade, perseveram a cultura e a disciplina com os rituais religiosos. Se na sociedade atual nos desanimarmos com o racismo e as desigualdades, a gente pode assistir esse filme para nos conectarmos com os nossos ancestrais de forma cinematográfica para compreender como a fé aos orixás foi importante na luta contra a escravidão.
É necessário manter uma disciplina, respirar e ouvir seus orixás, que lhe ajudarão a compreender os verdadeiros aliados em uma luta. Não é uma tarefa fácil, mas é o que mantém o nosso povo de pé até hoje.
A trilha sonora também é outro marco do longa de produção brasileira-francesa, composto e gravado na voz do majestoso Gilberto Gil. Lançado em 1984, o LP ‘Bande Originale du Film Quilombo’ foi lançado inicialmente na Europa e depois distribuído no Brasil, se tornando um registro simbólico da resistência negra e da ancestralidade.
O filme está disponível no YouTube e o álbum está disponível nas plataformas de streaming. Viva Ganga Zumba! Viva Zumbi! Viva Dandara!
Notícias Recentes
