PretaHub leva 5 empreendedores brasileiros negros ao 27° Festival Petronio Álvarez na Colômbia

0
PretaHub leva 5 empreendedores brasileiros negros ao 27° Festival Petronio Álvarez na Colômbia
Foto: Venancio

Com o intuito de promover um intercâmbio entre cultura e afroempreendedorismo, além do estímulo do turismo afro, a PretaHub, por meio do Festival Feira Preta, participará da 27ª Edição do Festival Petronio Álvarez. Na ocasião, 5 empreendedores brasileiros negros, que já participaram do Afrolab – projeto de apoio e aceleração para negros e indígenas – irão para Cali, na Colômbia.

Este é o terceiro ano que a Feira Preta vai à Colômbia. Em 2022, a delegação contou com a participação de cinco empreendedores que comercializam produtos de moda, acessórios e cosméticos, e venderam cerca de 100 mil reais. Além disso, estes participaram de atividades como desfile de modas, palestras e lançamento de livros. O evento também contou com a apresentação da Banda Ilê Ayê.

Notícias Relacionadas


O intercâmbio permaneceu com a vinda da comitiva colombiana para o Brasil e mais de 30 integrantes participaram do Festival Feira Preta, evento de cultura negra, que aconteceu entre os dias 04 e 05 de dezembro, em São Paulo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e pela Feira Preta, praticamente nove em cada dez pessoas negras no Brasil demonstram interesse no tema empreendedorismo. O levantamento também mostra que esse é o maior sonho dessa parcela da população – um em cada quatro entrevistados afirmaram que seu maior sonho é ter ou até mesmo ampliar o próprio negócio.

Foto: Isabella Lyra

Segundo Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, essa oportunidade  expande o afroturismo e o afroempreendedorismo internacional. “O Festival Feira Preta é uma ponte para que esses profissionais ampliem seus negócios. Esse é um dos principais fatores na mudança estrutural do mercado. O Brasil é um dos países da América Latina que mais atua em questões raciais. Daí a importância da promoção desse intercâmbio que promove criações, avanços e modelos de negócios além de criar um ambiente favorável para a população negra sair do empreendedorismo por necessidade”, afirma Adriana.

Os empreendedores selecionados que participarão do festival na Colômbia são: Pretapretin Ubuntu, Chinua Acessórios e Moda Casa, Atelier Camila Loren, Santa Thereza Design e  Woolmay Mayden Brand.  Esse ano, além do estande com os empreendimentos brasileiros, também haverá a promoção de um desfile de modas e um painel chamado Festivales de Cultura negra: identidad, creatividad y empoderamiento económico com Daniel Manjarrés, Assessor de Relações Institucionais da PretaHub/Festival Feira Preta, Flip Couto, Diretor Criativo da Festa Amem, Jaqueline Fernandes, Diretora do Festival Latinidades, e Ana Copete, Diretora do Festival Petronio Álvarez.

Durante a programação, também haverá o lançamento da Plataforma Global de Festivais  Afro Culturais, idealizado pelo Festivais Feira Preta e Petronio Álvarez, com o intuito de conectar eventos e festivais de cultura negra do mundo, proporcionando aos seus gestores uma comunidade segura para troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas de gestão de festivais, conceito, programação, governança, modelos de negócios, públicos, comunicações, uso de tecnologias, empreendedorismo e muito mais.

Assim como a Feira Preta, o Petronio Álvarez promove encontros e contribui com o resgate da cultura tradicional de toda uma comunidade.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display