
Após passar 55 dias internada e uma cirurgia de 21 horas para a retirada de tumores, a cantora Preta Gil recebeu alta hospitalar na última terça-feira (11) e concedeu uma entrevista à jornalista Maju Coutinho, do Fantástico, em sua casa em São Paulo. Durante o encontro, a artista detalhou os desafios da recuperação e revelou os preparativos para uma nova etapa do tratamento contra o câncer, que inclui uma viagem aos Estados Unidos.
Preta Gil passou por uma cirurgia complexa em dezembro de 2023, quando médicos removeram seis novos focos de tumores: quatro no peritônio (membrana que reveste o aparelho digestivo) e dois no sistema linfático. Ela teve parte do aparelho digestivo e do sistema linfático foi retirada, e houve a reconstrução de um ureter e de parte da bexiga. A artista revelou que, após a cirurgia, ficou três dias em coma induzido e precisou de transfusões de sangue para combater uma anemia e agora utiliza uma bolsa de colostomia de forma definitiva: “Eu sou grata à bolsa, a essa tecnologia, a essa maravilha que é essa bolsa de colostomia. Se ela não existisse, talvez eu não estivesse aqui. Eu não ia conseguir operar”, afirmou.
Notícias Relacionadas



A cantora revelou ainda que no mês de abril, viajará para Nova York para iniciar um tratamento experimental com medicamentos que estão em fase final de estudo. A decisão partiu de uma recomendação médica, e a Preta Gil se mostrou confiante nos resultados. “Lá eles estudam muito e tem muita verba para pesquisa. Por indicação dos meus médicos no Brasil, eu fui indicada para uma médica que é muito estudiosa e trabalha com drogas que estão em fase final de aprovação, de pesquisas, já foram testadas e estão prestes a serem aprovadas e são drogas que a médica americana acredita muito que possa me ajudar a me curar. Estou atrás da cura, de várias maneiras”, disse.
A médica oncologista Fernanda Capareli, do Hospital Sírio-Libanês, explicou que os tumores removidos em dezembro são do mesmo tipo identificado em janeiro de 2023, quando Preta foi diagnosticada com câncer no reto. Na época, ela passou por uma cirurgia e tratamentos de quimioterapia, mas a doença retornou no segundo semestre de 2023.
Recuperação e planos futuros
Atualmente, Preta Gil segue em recuperação em casa, acompanhada por uma equipe médica que inclui enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas. Apesar de ainda se sentir fragilizada e com o corpo debilitado, a cantora mantém a determinação. “Eu tenho mil privilégios, eu sei que tenho, isso faz toda a diferença. Então eu não reclamo, não tenho como reclamar: ‘ah, mas você não sofre?’. Sofro, sofro muito”, refletiu.
Entre os planos para o futuro, Preta espera receber autorização médica para viajar a Salvador, onde pretende mergulhar no mar e comer acarajé, prato típico da região que já pediu por delivery durante a internação. “Eu comi acarajé no hospital. Pedi acarajé no delivery. Não chegou igual, mas matei um pouquinho da minha vontade”, brincou.
A cantora também destacou a importância do apoio familiar durante o processo. “Foi um período duro, muito duro, mas muito bonito. A nossa família se fortaleceu, se juntou ainda mais. O meu pai passou o Ano Novo comigo. Dormiu na caminha do hospital. Ele e a Flora, os dois apertadinhos”, relembrou.
Preta Gil segue firme na luta contra o câncer, com planos de retomar a rotina e celebrar a vida. “Tenho 50 anos. Ainda tenho muito que viver. Ainda tenho muito que amar”, finalizou.
Notícias Recentes


