Mokgweetsi Masisi, presidente do Botsuana, país localizado na África Austral, ficou impressionado ao receber nas mãos o segundo maior diamante encontrado no mundo. A pedra preciosa possui 2.492 quilates e foi encontrada em um mina Karowe, de propriedade da empresa canadense Lucara Diamond, que utilizou uma tecnologia desenvolvida para detectar e preservar diamantes de alto valor. A descoberta foi anunciada pelo presidente do país africano e por William Lamb, CEO da mineradora, na última quinta-feira, 22.
O diamante foi identificado utilizando a tecnologia de recuperação de mega diamantes por raios X (Mega Diamond Recovery, MDR), desenvolvida pela Lucara em 2017. Esse sistema foi criado para detectar e preservar diamantes de alto valor durante o processo de mineração, evitando danos que podem ocorrer na fase de britagem, onde rochas e minerais são fragmentados. Tradicionalmente, grandes diamantes correm o risco de serem quebrados ou destruídos nesse estágio, tornando a MDR uma ferramenta crucial para a proteção dessas preciosas gemas.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
O momento em que Masisi recebe o diamante nas mãos foi transmitido pela televisão e ganhou repercussão mundial. “Tenho sorte de ter visto isso na minha época”, destacou Mokgweetsi Masisi ao segurar o diamante, ainda sem nome, nas mãos. A pedra é a segunda maior descoberta nos últimos cem anos. O Diamante Cullinan de 3.106 quilates foi encontrado há 119 anos na África do Sul, em 1905, e é considerado o maior já identificado.
Uma publicação feita pela revista PEOPLE, explica que “no final dos anos 1800, uma descoberta notável de diamante foi também um diamante negro maior, mas menos puro, encontrado no Brasil. De acordo com a AP, a gema foi “encontrada acima do solo e acreditava-se que fazia parte de um meteorito”.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas