Está cada dia mais comum ver rostos negros nas campanhas publicitarias. Em 2022, pessoas pretas e pardas marcaram presença em 53% das publicidades nas redes sociais, a maior marca já registrada, é o que indica a pesquisa “Diversidade na Comunicação de Marcas em Redes Sociais”, feita pela plataforma Buzzmonitor, em colaboração com a consultoria Elife e da agência SA365.
A 5ª edição do levantamento mostra que o número de negros nas publicidades nas redes sociais em 2022 (53%) cresceu em relação a 2021 (44%), foram 9 pontos percentuais de diferença. É a maior marca desde 2018. Mas ainda não representa os 56% de pessoas negras brasileiras, segundo o IBGE.
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O estudo analisou a presença de grupos minoritários em mais de 24 mil publicações no Instagram, Facebook e Twitter das 20 maiores empresas que investem em comunicação digital, segundo o ranking Agências & Anunciantes, do Meio & Mensagem.
As marcas Casas Bahia, Benegrip, Dove, Seda e Buscopan foram as que mais tiveram presença de negros nas suas campanhas. A pesquisa também identificou a presença preta em diferentes campanhas e diferentes gêneros. As mulheres se destacaram mais em peças da categoria Higiene Pessoal e Beleza, Indústria Farmacêutica e Limpeza Doméstica, enquanto homens apareceram mais em varejo, Telecomunicações e Entretenimento. Ambos os gêneros estão presentes em Bens de Consumo e Bancos.
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